O programa MasterChef Profissionais levou, na última terça-feira (26), uma vaca ao estúdio. O intuito era ilustrar o desafio da competição de preparar pratos com diversas partes de um boi.
Acostumados a consumir produtos de origem animal sem ter a preocupação de enxergar de onde cada um deles vem, as pessoas, que evitam fazer a ligação entre um pedaço de carne e um animal covardemente morto, demonstraram revolta nas redes sociais contra a iniciativa do programa. Alguns consideraram desnecessário levar a vaca ao MasterChef, outros classificaram a ideia como algo cruel. Entretanto, houve quem defendesse a exposição da vaca, afirmando que não há problema em exibir o animal vivo, já que a ideia é justamente mostrar para as pessoas de onde vem a carne consumida por elas.
A chef Paola Carosella se antecipou às críticas e, durante o programa, fez um discurso sobre a polêmica que ela afirmou saber que a proposta de levar a vaca ao estúdio geraria. “Eu não tenho dúvidas de que essa prova vai dar o que falar e eu sempre penso muito que é uma questão da distância. Quando a gente cozinha frango, linguiça, bisteca ou um peixinho, o impacto não é tão grande, mas a gente tem um bicho de 800 quilos aqui do nosso lado com essa carinha, esses olhos, aí o impacto é maior. Quem está em casa se horroriza e começa a falar mal, ‘nossa, que horror, coisa violenta’, enquanto isso come a pizza com a fatia de linguiça ou tem um sapatinho de couro”, disse.
“A primeira coisa: eu me considero uma pessoa cruel, eu como carne. Eu sinto dor quando olho para ela, mas eu arrumo minha responsabilidade. A segunda responsabilidade: eu sou ciente de que carne eu como, eu pesquiso quem está por trás desse bicho e como ele cresceu. E a terceira, eu tomo cuidado quando eu cozinho, porque se vocês tivessem criado essa vaca, convivido com ela, o relacionamento que vocês teriam com esse pedaço de carne seria completamente diferente do que vocês têm hoje em dia. Temos que saber aproveitar o boi do rabo ao nariz, cada pedaço de carne que ele nos dá. É difícil, mas a realidade, não vamos ser hipócritas”, concluiu.
O posicionamento da apresentadora, apesar de ser assertivo em boa parte, não condiz com a realidade quando chega ao final. Paola afirma que precisamos aproveitar cada pedaço de carne que o boi “nos dá”. Entretanto, os animais não oferecem, em momento nenhum, a carne deles. Pelo contrário, é o ser humano que aprisiona, maltrata, explora e mata diferentes espécies para lhes roubar ovos, leite, mel, carne e pele. Conforme disse Paolla, é necessário pesquisar de onde vem a carne, mas não só, fazer a ligação entre consumo de carne e sofrimento animal também é preciso, para que a empatia e a compaixão sejam trabalhadas e o ser humano pare de roubar o que pertence aos animais afirmando que foi dado por eles.