EnglishEspañolPortuguês

Multinacionais poluem oceanos com plástico nas Filipinas

26 de setembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

A auditoria foi realizada por voluntários do Greenpeace das Filipinas e pelo Break Free From Plastic Movement. Foi revelado que as Filipinas são um dos piores poluidores dos oceanos do mundo e os ativistas culpam empresas como a Nestlé, a Unilever e a companhia indonésia PT Torabika Mayora pelo problema.

Poluição nas Filipinas
Foto: Greenpeace

“Essas corporações são a parte que faltava na luta global contra a poluição plástica. Os cidadãos estão sobrecarregados com os impactos sociais e ambientais dos resíduos plásticos ao invés daqueles que são responsáveis”, disse Abigail Aguilar, do Greenpeace, em um comunicado para a imprensa.

A auditoria apresentou mais embalagens da Nestlé do que a de qualquer outra marca:  9 mil ao todo, segundo a DW.

Um estudo d McKinsey publicado em 2015 classificou as Filipinas como o terceiro pior poluidor de plástico dos oceanos mundiais, atrás da China e da Indonésia. A Tailândia, o Vietnã e a Malásia também estão na lista dos 10 maiores poluidores.

O Greenpeace diz que as economias em crescimento  nesses países causou uma “explosão da demanda por produtos de consumo que ainda não receberam uma infraestrutura de controle de resíduos compatível”.

As empresas têm embalado seus produtos em sacolas de único uso que são descartadas e acabam em aterros ou contribuem com a poluição marinha, diz o Greenpeace.

Você viu?

Ir para o topo