Moradores denunciam chacina de cães e gatos em Picos (PI)


Animais mortos encontrados no telhado (Foto: Cidadesemfoco.com)

No Piauí, na cidade de Picos, assassinatos de animais domésticos tem assustado a vizinhança no bairro Junco, nos últimos dias. Já foram registrados cerca de 19 animais mortos na região.

O último crime registrado aconteceu nas proximidades da Praça Walquíria Neiva. Moradores da região relataram que manchas de sangue começaram a aparecer no forro de suas residências. Treze gatos mortos estavam no telhado da casa. O caso foi denunciado à Associação Protetoras de Animais de Picos (APAPI).

Sanya Elayne Araújo, membro da APAPI, relata que essa não é a primeira chacina registrada na cidade. Ela também conta que alguns responsáveis de gatos e cachorros estão se queixando de comportamentos estranhos por parte dos animais, sendo que alguns estão inclusive vindo a óbito.

Há alguns meses, outro caso parecido aconteceu no bairro Aerolândia, na Avenida Diametral: 12 gatos foram envenenados perto do Posto de Saúde. Foi prestado Boletim de Ocorrência.

Uma manifestação contra a impunidade no caso de maus-tratos aos animais será feita pela APAPI. Além disso, os protetores de animais também vão procurar o Ministério Público a fim de que seja realizada uma investigação por parte da delegacia local.

É preciso ficar atento aos sinais de envenenamento. O veterinário Fagner Santos relata que o animal envenenado “começa a andar cambaleando devido a perca de equilíbrio. A pupila fica dilatada, exibe salivação intensa e algumas vezes o animal apresenta vômito ou diarreia com a presença de sangue”.

Quanto mais cedo os sinais forem percebidos, melhor será o diagnóstico e o tratamento, onde “será feita uma soroterapia junto com um antitóxico que combata o veneno presente na corrente sanguínea”, de acordo com Fagner.

Manifestação da APAPI (Foto: Cidadesemfoco.com)

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

PROTEÇÃO ANIMAL

INESPERADO

ASCENSÃO

GRATIDÃO

INDEFESAS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>