EnglishEspañolPortuguês

Traumatizada com a perda de sua família, elefanta é forçada a se separar de bebê em zoo

18 de setembro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Os assassinatos eram um programa de governo que alegava querer proteger a vegetação e a biodiversidade na área.
Os elefantes foram mortos indiscriminadamente. Tanto matriarcas quanto bebês foram assassinados.

Will Anderson, um membro do grupo In Defence of Animals, declarou: “Esse foi um momento em que oficiais da vida selvagem disseram que os próprios elefantes eram o problema em vez das pessoas, então cometeram esses assassinatos brutais. Até hoje, esse massacre ecoa na vida de Seeni”.

Foto: Pittsburgh Zoo & PPG Aquarium

Toni Frohoff, outro membro da organização e que é especialista no comportamento e na biologia de animais selvagens, concorda com ele e explica que Seeni ficou profundamente traumatizada, algo que a afeta até hoje.

Após a morte de sua família, a pequena elefanta foi transportada para uma reserva privada de animais selvagens em Botswana. Porém, seus problemas não acabaram.

Ela foi forçada a transportar turistas em suas costas e, quando atingiu a maturidade, foi levada para outro campo, onde deveria procriar.

Seeni engravidou rapidamente, mas seu bebê só viveu durante três semanas antes de falecer. Segundo Anderson, ela não sabia como cuidar dele. [A sua] falta de habilidades maternas não é surpreendente, já que ela ficou órfã aos dois anos sem a chance de aprender a cultura e as habilidades dos elefantes.

Foto: Pittsburgh Zoo & PPG Aquarium

Em 2011, Seeni foi transferida novamente, desta vez para o International Conservation Center (ICC), um centro de pesquisa que faz parte do Pittsburgh Zoo, na Pensilvânia (EUA). Um dos principais objetivos do centro é criar um programa de reprodução de elefantes, mas, durante vários anos, nem Seeni e nem as outras duas elefantas que foram com ela para os EUA engravidaram.

Seeni só teve outro filhote neste ano. Na opinião de Toni Frohoff, a decisão do zoológico de engravidá-la foi totalmente irresponsável: “O fato de [Seeni] ser conhecida por exibir negligência a um bebê anterior aponta um comportamento aparente que é indicativo de um trauma, além de despertar preocupações sobre o quão apropriado é usá-la para reprodução. Na realidade, alguns profissionais argumentariam que foi imprudente e egoísta as instalações engravidarem Seeni”.

Na perspectiva do especialista, o zoológico só fez isso para lucrar. Anderson concorda. “O ICC é uma instituição muito cara para a qual houve milhões e milhões de dólares usados para cumprir sua promessa de que eles terão um centro para criar mais elefantes. Porém, este [bebê de Seeni] é o primeiro que eles tiveram desde que a abertura do centro em 2006, então eles foram muito pressionados para cumprir a sua palavra e estavam dispostos a fazer qualquer coisa”, disse.

Em 31 de Maio de 2017, Seeni deu à luz um filhote prematuro durante a noite, enquanto ninguém estava por perto para ajudá-la. Ela não recebeu nenhum tratamento médico até ser descoberta, exausta, na manhã seguinte, de acordo com o The Holidog Times.

Foto: Pittsburgh Zoo & PPG Aquarium

Lamentavelmente, a elefanta não conseguiu produzir leite para alimentar seu bebê e a equipe teve que interferir e separar a pequena família. O filhote foi transferido para o Pittsburgh Zoo.

Apelidado de ‘Little Bit’, o bebê minúsculo foi exibido para o público, apesar de ter ficado doente logo após ser separado da mãe.

Tragicamente, a equipe médica decidiu induzir a morte de Little Bit depois que ela parou de comer e sua saúde se debilitou ainda mais.

Toni Frohoff disse que o zoológico nunca deveria ter engravidado uma elefanta traumatizada como Seeni em primeiro lugar, acrescentando que, se o bebê dela tivesse sobrevivido, provavelmente não poderia ser explorado em um programa de reprodução porque, como Seeni, não teria adquirido habilidades sociais, já que foi separado da mãe.

Você viu?

Ir para o topo