Autoridades alertam sobre possível colapso de geleira na Suíça


 

Geleira na Suíça
Foto: Reprodução, Phys

“Um grande serac pode entrar em colapso a qualquer momento”, afirmou a polícia de Valais em um comunicado. Um serac é um bloco ou uma crista de gelo na superfície de uma geleira.

Recentemente, geólogos observaram movimentos significativos ao longo da “língua” da geleira de Trift, de até 130 centímetros (50 polegadas) em um único dia, informaram autoridades locais.

Um colapso ameaçaria o município de Saad-Grund. As autoridades já evacuaram 222 pessoas, segundo o porta-voz da polícia Simon Bumann.

A ocorrência poderia resultar em uma avalanche de gelo que poderia atingir a aldeia. A área diretamente abaixo da geleira e de trilhas para caminhadas na região foram fechadas, assim como os elevadores e uma estrada local, segundo o Phys.

A geleira está em observação desde Outubro de 2014, quando a área foi fechada por três semanas. Com a volta das temperaturas mais frias, a situação se estabilizou e a proibição do acesso foi suspensa.

Porém, desde o início da semana, o movimento aumentou na parte inferior da geleira e a vigilância por radar foi colocada em prática.

No final de Agosto, a queda de uma rocha gigantesca gerou uma avalanche que enterrou oito pessoas em outro vale nos Alpes suíços, perto de Bondo.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>