Furacão Irma: orca Lolita é abandonada no Seaquarium


Com a notícia da chegada do furacão Irma ao Sul dos Estados Unidos, autoridades fizeram uma série de alertas preventivos para a evacuação dos locais que seriam os primeiros a serem atingidos.

Orca foi deixada para trás no Miami Seaquarium | Divulgação

Muitas campanhas foram realizadas para que as famílias procurassem um abrigo e que de forma alguma seus animais domésticos fossem deixados para trás sob ameaça de processo criminal.

No entanto, a responsabilidade exigida da população não foi cumprida por empreendimentos que exploram animais para entretenimento.

Após a notícia que o zoo de Miami decidiu não transferir a maior parte de seus animais, uma denúncia afirma que a orca Lolita foi deixada para atrás no Seaquarium, em Miami, Flórida (EUA).

Ativistas pelos direitos animais questionam a não aplicabilidade da lei a grandes empresas e ponderam se um estabelecimento que nem sequer se preocupa com a proteção básica à vida do animal possui direito de tutelá-lo.

Reprodução | Twitter

O transporte de mamíferos marinhos é uma atividade comum. Apesar do estresse ao qual o animal submetido, aquários e parques aquáticos dispõem de equipamentos e profissionais especializados para realizá-los.

A negligência com a vida da orca a deixou vulnerável a uma série de riscos como lesões devido a intensidade do vento, traumas, estresses e contaminações.

Décadas de dor

Lolita foi capturada em 1970 após chegar próximo a costa de Washington (EUA). Jovem, ela foi vendida ao Seaquarium e vive aprisionada no local há quase 47 anos.

A orca ficou internacionalmente conhecida após ativistas utilizarem drones para filmarem as condições de maus-tratos ao qual o mamífero marinho era submetido.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMOVENTE

ACIDENTE

Acolhimento

CRUELDADE

FINAL FELIZ

ACIDENTE

DESAPARECIMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>