EnglishEspañolPortuguês

Quase 50% dos ecossistemas de Colômbia correm risco de sofrer um colapso

8 de setembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Um estudo do Humboldt Institute at Javeriana University, em Bogotá, denominado “Lista Vermelha de Ecossistemas da Colômbia”, identificou os níveis de risco das diversas zonas ecológicas do país. Dos 81 ecossistemas identificados pelos pesquisadores, 46% deles foram classificados como “ameaçados” ou “criticamente ameaçados”.

Florestas da província de Caqueta, na Colômbia
Florestas da província de Caqueta, na Colômbia/Foto: Reuters

“Atingir um estado crítico significa que já perdemos uma grande parte desses ecossistemas, até 90%, o que é muito dramático”, disse Andrés Etter, professor do Department of Ecology and Territory de Javeriana e co-autor do estudo.

Apenas 16% dos locais ameaçados ou que correm risco crítico recebem alguma proteção do governo contra danos adicionais, informa o Telesur.

As áreas que atualmente correm o maior risco de destruição ecológica estão localizadas principalmente nas regiões costeiras do Caribe e nas regiões andinas, como o bioma da floresta seca tropical, as zonas secas andinas e as florestas de piedmont.

Segundo os especialistas que lideraram a pesquisa, o objetivo do projeto era fornecer uma lista bem apurada e concreta das zonas que possuem maior necessidade de proteção para que o desenvolvimento de políticas ambientais seja mais bem informado.

O Humboldt Institute argumenta que, embora muitas pesquisas e políticas ambientais do governo foquem em espécies individuais de plantas e animais que estão em perigo, é muito importante, se não mais importante, destacar a segurança de ecossistemas inteiros de uma perspectiva mais sistêmica.

Você viu?

Ir para o topo