EnglishEspañolPortuguês

Cães e gatos sentem dor de dente?

7 de setembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Sim, os animais domésticos sentem dor de dente. Cães e gatos tem “nervo” no dente, como nós seres humanos.

O “nervo” do dente ou a polpa é responsável pela sensibilidade do dente. Quando o animal bate o dente por acidente ou por morder algo muito duro quebra o dente, a parte viva do dente (polpa ou “nervo”) fica exposta e eles sentem dor e na maioria das vezes sofrem em silêncio.

Por isso devemos estar atentos a qualquer sinal que possa indicar comprometimento da saúde da parte viva do dente, como, dentes quebrados, gastos ou escurecidos.

Geralmente, quando a fratura é bem recente, percebe-se um ponto vermelho bem na região da exposição da polpa, mas com o passar do tempo este ponto fica escuro devido acúmulo de sujeira e também morte da parte viva do dente.

Além da dor, este ponto aberto no dente é um ponto de entrada de contaminação que leva a formação de abscesso e comprometimento de outros órgãos.

O desgaste dos dentes também pode levar a exposição da polpa.O escurecimento ou alteração da cor dos dentes (dente fica com tonalidade rósea) indica morte da polpa ou inflamação desta, respectivamente, e devem ser tratados.

Outros sinais externos à cavidade oral podem indicar problemas de canal como, inchaço ou ferida abaixo do olho e secreção nasal de apenas um dos lados.

O tratamento de canal é semelhante ao realizado em seres humanos. Sempre que possível, este tratamento é realizado em apenas uma única sessão e deve-se fazer o acompanhamento radiográfico anual por 5 anos.

Após o tratamento de canal, o dente é restaurado com resina ou o que é indicado, proteger este dente com uma coroa metálica para evitar novas fraturas.

Algumas considerações importantes:

O fato do animal ter um dente fraturado ou escurecido e continuar comendo e não aparentar sentir dor não significa que ele não sinta dor e não esteja sofrendo;

Mesmo se não houve a exposição direta da polpa o dente deve ser protegido (selado) e radiografado periodicamente pois o trauma que levou a fratura do dente pode causar a morte do dente e através da dentina exposta pode haver contaminação da polpa;

A extração do dente fraturado pode ser uma opção, mas sempre é reservada para aqueles casos onde o tratamento de canal não é recomendado.

Fonte: OdontoVet

Você viu?

Ir para o topo