Protetora pede ajuda para combater surto de cinomose em Uberlândia (MG)


Um surto de cinomose que está matando muitos cães no bairro Shopping Park, em Uberlândia, Minas Gerais, levou uma protetora a fazer um apelo à população em geral para que vacinas sejam doadas. A medida é a única forma de proteger os cães da doença que é fatal em 90% dos casos.

Vacina é a única forma de evitar a doença (Foto: Divulgação / Imagem meramente ilustrativa)

Dulci pede que as doações não sejam feitas em dinheiro por preferir que as vacinas sejam compradas e entregues a ela. Para ter mais informações e contribuir com a vacinação dos cães, é preciso entrar em contato com a protetora por meio do número 34 9 9765-6801.

O vírus da cinomose

Com sintomas inicialmente parecidos com os de uma gripe, a cinomose, doença causada por um vírus, é transmitida por meio da inalação de partículas virais presentes no ar ou nas secreções de outros cães infectados. Apesar da incidência do vírus ser maior em filhotes, ele afeta cães de todas as idades.

“Noventa porcento dos animais que desenvolvem a doença morrem”, disse o veterinário Andrei Nascimento em entrevista ao Blog Amigo Pet. A única forma eficaz de evitar a infecção é a vacinação, que deve ser reaplicada anualmente, garantindo altos níveis de proteção aos cachorros.

Locais com grande circulação de animais, como parques, praças e pet shops, são mais propensos à transmissão da doença, explica Nascimento. Sendo assim, o veterinário reforça que é importante não circular com filhotes pelas ruas até o término do protocolo de vacinação para que eles não sejam expostos ao vírus sem que estejam totalmente protegidos pela vacina.

Febre, apatia, secreção nasal e ocular, vômito, diarreia, ausência de coordenação motora e convulsões são os principais sintomas da cinomose.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA

JAPÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>