EnglishEspañolPortuguês

Cão explorado em lutas encontra a paz

2 de setembro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

 

Cão foi encontrado com vários ferimentos
Foto: Streetdog Foundation

“Percebi que ele tinha sido atacado e mastigado. Ele estava tão mal”, disse Melanie Pafford, cofundadora da Streetdog Foundation, uma organização que resgata cães abandonados.

Melanie soube sobre o cão, a quem ela chamou de Liam, quando um antigo vizinho lhe enviou uma foto dele no Facebook. Em pouco tempo, um voluntário da Streetdog Foundation enviou a  mesma imagem para ela.

Melanie e o voluntário viajaram para o mais rápido possível para o local em que o cão estava. Mas quando encontraram Liam, nenhum deles conseguiu convencê-lo a sair de trás da lixeira. Por sorte, Kent Pafford, o marido de Melanie, ajudou.

“Ele não se movia, não se levantava, não andava e não queríamos puxá-lo com esses tipos de ferimentos. Ele ficou sentado ali com a cabeça abaixada”, contou ele ao The Dodo.

Kent fez a única coisa que poderia fazer: rastejou entre o cais de carga e a lixeira para pegar Liam.

“Eu apenas lentamente fiz meu caminho para ele, apenas alguns centímetros por vez e eu estava falando com ele até ficar perto o suficiente para tocá-lo. Ele não tentou fugir, não se aproximou, estava absolutamente deprimido e consumido”, disse.

Kent envolveu cuidadosamente Liam em uma toalha macia para que sua pele ferida não piorasse e o levou para a van.

Cão recebe cuidados veterinários
Foto: Streetdog Foundation

“Ele teve muitas feridas de punção para começar a contar – na ponta do nariz, em toda a cabeça, e estava muito pesado em torno do pescoço e orelhas, nos ombros, nas pernas. Uma das pernas foi mordida o suficiente e estava inchada devido à infecção. Não tínhamos certeza se estava quebrada ou não”, disse Kent.

Embora ninguém soubesse a origem de Liam ou o que tinha acontecido com ele, os Paffords acreditavam que ele foi usado como uma isca, para treinar outros cães explorados em lutas.

Como Liam estava em tão mau estado, os Paffords não perderam um segundo e o levaram para um hospital veterinário de emergência, embora fosse tarde da noite.

A equipe não tinha certeza se Liam sobreviveria à noite, mas ninguém queria desistir dele. Na manhã seguinte, um milagre aconteceu: Liam ainda estava vivo. Quando o cão viu Kent e Melanie de novo, ele abanou o rabo.

Sorriso de cão após resgate
Foto: Streetdog Foundation

Os Paffords carregaram Liam para a van e o levaram para o Grace Animal Hospital, onde ele ainda permanece hoje. Além de suas feridas de punção múltiplas, Liam tem dirofilariose e precisará ficar no veterinário por mais algumas semanas.

O casal o visita sempre que pode. Eles conversam com ele, lhe contam piadas e cantam para ele. Çentamente Liam tem melhorado. Na verdade, ele sorriu pela primeira vez recentemente.

“Nós chamamos isso de sorriso de cachorro de rua. Quando pegamos um animal como este, um anjo ferido, pode demorar algum tempo antes de perceberem que há esperança. Porém, ver esse sorriso é tudo”, disse Melanie Pafford.

Os Paffords não acreditam que Liam já teve um brinquedo ou qualquer coisa que fosse sua antes, então todos estão lhe dando muitos presentes.

Liam gosta especialmente de seu cão de pelúcia, a quem os Paffords se referem como “o bebê de Liam”. Com amor e apoio, o cão está ficando um pouco melhor a cada dia e está sorrindo cada vez mais.

Você viu?

Ir para o topo