EnglishEspañolPortuguês

Bebê elefante se desespera ao testemunhar a morte da mãe baleada por caçador

1 de setembro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

A elefanta foi descoberta com múltiplas feridas de bala numa plantação de óleo de palma próxima à Reserva Florestal de Malua, na região de Sabah, na Malásia.

Corpo de elefanta baleada
Foto: Getty

As cenas extremamente tristes do seu sofrimento foram filmadas por trabalhadores da plantação e divulgadas no Facebook do Danau Girang Field Center.

A raiva e a importância dos trabalhadores incapazes de salvar o animal ferido são notadas nos diálogos ouvidos no vídeo. Eles expressaram desgosto em relação a quem atirou na elefanta e mostraram preocupação com seu bebê, cujos gritos podiam ser ouvidos a distância.

Quando um homem questiona a origem dos sons desoladores, uma mulher responde: “Foi embora, provavelmente não quer ser incomodado pelos humanos. Que pena”.

O Sabah Wildlife Deparment está investigando o caso.  Os elefantes pigmeus – que recebem seus apelidos de “rosto de bebê” por causa de seus olhos dóceis – são classificados como ameaçados pela CITES, mas isso não impede que sejam mortos por caçadores.

O ministro da Cultura de Sabah, Datuk Masidi Manjun, declarou à imprensa local: “Uma elefanta icônica foi assassinada por uma razão que desconhecemos. É triste porque é como se nosso povo ainda não compreendesse nossa necessidade de proteger o elefante pigmeu em Sabah”.

O Borneo Today reportou que fontes acreditavam que a elefanta foi baleada por caçadores antes de correr para a plantação para morrer, revela o Express.

Uma fonte afirmou: “Eles também não previram que a elefanta fugisse, mas, mesmo que falecesse no local, teriam ficado desapontados porque as presas femininas são mais curtas”.

Existem apenas 1600 elefantes pigmeus na natureza
Existem apenas 1600 elefantes pigmeus na natureza/Foto: Getty

As imagens, que mostram a mãe elefanta se contorcendo de dor devido aos ferimentos, são acompanhadas de uma legenda apelando pelo fim dos assassinatos dos animais.

A legenda diz: “Compartilhem isso amplamente. Acabem com a matança de nossos elefantes. Eles são o orgulho de Sabah. Os elefantes são mortos em Sabah pelo comércio de marfim e durante conflitos. Nesse ritmo, nossos elefantes não sobreviverão e terão o mesmo destino do nosso rinoceronte de Sumatra. Precisamos que todos se mobilizem em Sabah e ajudem a acabar com os assassinatos”.

O texto menciona o envenenamento de 14 elefantes pigmeus há quatro anos e a morte do mundialmente famoso Sabre na véspera do Ano Novo  de 2016.

Sabre, que ficou mundialmente famoso devido às suas presas de formato singular, foi baleado logo após ser salvo de uma plantação. Ele tinha sido equipado com uma coleira de transmissão de rádio que foi encontrada perto dos restos de seu crânio.

Outro elefante pigmeu foi morto no mesmo mês. Na época, Benoit Goossens, diretor do Danau Girangt Field Center, descreveu como Sabre foi libertado em uma reserva onde se imagina que ele estaria seguro.

“Estávamos obviamente errados. Dentro de um mês, Sabre e outro grande macho foram mortos por caçadores de marfim. Ambos os cadáveres foram encontrados a 1.500  metros um do outro, embora os assassinatos não tenham ocorrido simultaneamente. Acredito que este é o trabalho de um caçador e comerciante profissional”, disse.

Você viu?

Ir para o topo