CONTEÚDO ANDA

Primeira Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Piauí é inaugurada

Primeira Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente é inaugurada em Teresina, no Piauí.

290

11/08/2017 às 17:30
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A primeira Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Piauí foi inaugurada nesta quinta-feira, 10, na Zona Leste de Teresina. A delegacia trabalhará no combate aos crimes contra animais, mas também irá coibir ações de desmatamento, poluição e poluição sonora, englobando ações da Delegacia do Silêncio. A equipe da unidade é composta por uma delegada, quatro agentes e um escrivão.

A delegada Bruna Verena, coordenadora da unidade, afirmou, em entrevista ao G1, que a delegacia irá suprir a necessidade de investigação de crimes ambientes na região e auxiliar na proteção atmosférica e sonora. “Vamos atuar em todos os crimes contra o meio ambiente e o papel é prestar à população mais um serviço de proteção. É um marco histórico para o estado, pois somos a primeira delegacia a tratar desse tema no Piauí”.

Delegacia irá combater crimes de maus-tratos aos animais (Foto: Júnior Feitosa/G1 PI)

Os ativistas de proteção ao meio ambiente e aos animais comemoraram a criação da delegacia. “Estávamos precisando dessa delegacia especializada, pois muitos crimes ficavam impunes. Agora, com esse ponto centralizado e específico, vai ser um contribuição para o combate à violência contra animais e o ambiente”, disse Daniela Ramos, presidente da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa).

De acordo com o secretário estadual de segurança, Fábio Abreu, futuramente a unidade receberá mais policiais provenientes da Delegacia do Silêncio e também militares responsáveis por dar suporte ao meio ambiente. “É um projeto que estamos iniciando e vamos precisar do apoio da população para melhorá-lo. Todas as estruturas da segurança ligadas ao meio ambiente estarão unificadas e acredito que vamos atender de forma eficaz tanto ocorrências ligadas ao ambiente quanto as relacionadas à perturbação pública.”

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente é recebida com entusiasmo por ativistas (Foto: Júnior Feitosa/G1 PI)

O governador Wellington Dias, que participou da inauguração da delegacia, destacou a necessidade de haver investigação especializada contra os crimes ambientais.  “Os produtores ligados à terra já são, por lei, obrigados a cumprir regras. Mas existem aquelas que invadem terras públicas, realizam desmatamento, incêndios, matam animais e destroem áreas de produções privadas. Nesses casos precisa-se de alguém que conheça muito a legislação, para que essas pessoas não sejam absolvidas sem punição. Há a necessidade de evitar maus-tratos aos animais e essa área especializada vai garantir a proteção deles, além da flora.”

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.