EnglishEspañolPortuguês

Milhares de pássaros são forçados a ter filhotes para serem alvos em temporada de caça

28 de agosto de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Milhares de perdizes são aprisionadas em pequenas caixas estéreis e metálicas em uma fazenda. A única visão delas é o céu ou o chão.

Local onde pássaros são encarcerados
Foto: Reprodução, Mirror

Elas são confinadas durante meses para serem forçadas a colocar ovos, que resultarão nas aves criadas para a temporada de caça em Setembro.

Imagens angustiantes da situação degradante foram divulgadas pelos ativistas da organização de proteção animal Animal Aid.

A organização diz que as fotos mostram a realidade de um esporte sangrento apreciado pela realeza e por celebridades, incluindo David Beckham e a cantora Madonna.

Os investigadores contam ter encontrado pássaros mortos em Heart of England Farms, em Warwickshire, ao lado de outros que tiveram os bicos quebrados e perderam as penas.

Fiona Pereira, da Animal Aid, declarou: “Há dezenas de milhares dessas aves reprodutoras em fazendas industriais em todo o país. Elas têm sido usadas para produzir ovos que serão a próxima geração de alvos vivos para atiradores. É abominável que esse sofrimento – denominado esporte – seja permitido”.

As fotos obtidas pela Animal Aid parecem mostrar perdizes mortas nas bandejas de coleta de ovos.

As imagens também revelam pássaros com revestimentos projetados para impedir que eles ataquem uns aos outros. Os dejetos, incluindo os cadáveres, também parecem ter sido descartados em um campo no qual bois e vacas pastavam.

Pássaros aprisionados
Foto: Reprodução, Mirror

Os cálculos dos ativistas, com base em visitas feitas por um investigador e também no Google Earth, afirmam que havia 2232 gaiolas para faisões. Caso existam sete ou nove aves por gaiola, isso totalizaria entre 15.624 e 20.088 animais.

Para a reprodução de perdizes, existem 10.080 gaiolas, o que equivale a 20.160 perdizes. A organização já havia visitado a fazenda em 2005 e afirma que a propriedade quase não mudou – apesar da introdução de um novo código de conduta feita pelo governo.

“A Animal Aid é uma organização completamente pacífica dedicada a campanhas contra a crueldade animal. Filmamos e documentamos algumas práticas em Heart of England que infringem as diretrizes de bem-estar dos animais e denunciamos às autoridades relevantes”, disse Pereira.

“Esperamos que as pessoas estejam tão chocadas quanto nós em ver que a lei permite que esses belos pássaros sejam encarcerados e explorados por seus ovos para que os atiradores utilizem pássaros vivos como alvos de penas”, acrescentou.

Em 2015, o Departamento de Alimentação Ambiental e de Questões Rurais estimou que o Reino Unido abusava de um número entre três e seis milhões de perdizes com pernas vermelhas e entre 20 e 30 milhões de faisões a cada ano para a temporada de tiros.

Algumas propriedades – incluindo a propriedade real em Sandringham, em Norfolk, sob a supervisão do duque de Edimburgo – criam faisões selvagens para assassiná-los anualmente.

Sofrimento de pássaro confinado
Foto: Reprodução, Mirror

Porém, um número cada vez maior de pássaros, e até metade de todas as perdizes criadas para o horror, é originário do encarceramento nas gaiolas.

A Heart of England Farms é uma das principais fornecedoras de ovos e filhotes para as filiais do Reino Unido. De acordo com a reportagem do Mirror, há disponibilidade para pedidos superiores a 10 mil animais.

A legislação de bem-estar dos animais de 2006 afirma que “boas práticas” significam que os animais precisam receber um “ambiente adequado” e “serem capazes de mostrar padrões normais de comportamento”.

A RSPCA também expressou preocupação com o fato de que os pássaros mortos serem deixados em um campo onde vacas e bois tinham acesso aos seus corpos.

Os pássaros não são animais domésticos e ficam terrivelmente estressados nessas caixas estreitas onde não existe nenhum enriquecimento natural. Eles são tratados como máquinas de ovos para que seus filhotes sejam baleados e mortos em uma prática brutal e covarde.

Você viu?

Ir para o topo