EnglishEspañolPortuguês

Protetores solares podem causar a morte de recifes de corais

27 de agosto de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Os recifes, que já estão ameaçados pelo aumento das temperaturas marítimas, também podem sofrer branqueamento devido às concentrações relativamente baixas de oxibenzona, um ingrediente comum do protetor solar, disseram os pesquisadores.

Mulher passando protetor solar
Foto: Getty

Porém, agora os cientistas encontraram uma solução para as “nanopartículas” magnetizadas absorverem a oxibenzona como uma esponja do mar.

Elas foram modificadas para se conectar especificamente à oxibenzona quando são carregadas pela água poluída. Os especialistas esperam usar o agente para limpar a água do mar nas praias.

Felix Roman, da Universidade de Porto Rico, declarou: “O branqueamento de corais pela oxibenzona é um problema difícil, mas não impossível. A ideia é que, se você derramar [as nanopartículas] na água, você pode removê-la com um ímã”.

Uma estudante de graduação no laboratório de roma, Ana Zapata, utilizou protetor solar contendo oxibenzona e entrou no oceano.

“Você conseguia ver o protetor solar lixiviando na água, então peguei aquela água para análise no laboratório”, explicou.

Em uma hora, 95% da oxibenzona foi retirada, informou o The Sun.

Roman espera que, no futuro, as pessoas possam arrastar uma rede repleta de grânulos magnéticos perto de corais vulneráveis para ajudar retirar os contaminantes.

Você viu?

Ir para o topo