Presença de tubarões ajuda a manter recifes de corais saudáveis


Tubarão perto de recife de corais
Foto: Reprodução, Star

O maior número de tubarões na costa Noroeste do país em comparação com o Nordeste – onde está a Grande Barreira de Corais  – sugere que “os tubarões desempenham um papel fundamental na regulação da saúde dos recifes, disse a University of Western Australia.

Durante quatro meses, os pesquisadores da uviajaram de Cairns para Broome para estudar a relação entre tubarões e recifes.

“Realizamos previsões de que, onde existe maior abundância de tubarões, os corais são mais saudáveis”, disse Jessica Meeuwig, líder do programa de estudo.

Os tubarões controlam os predadores de tamanho médio que são suas presas ou competidores, permitindo que os pequenos peixes dos recife, os verdadeiros cuidadores dos corais, prosperem, explicou Meeuwig.

“Cada vez mais observamos isso em áreas protegidas marinhas com populações saudáveis de tubarões, os próprios corais se recuperam mais rapidamente de inundações, do branqueamento  e possuem menor incidência de doenças”, disse ela.

Os recifes, que são o lar de pelo menos um quarto da vida marinha, estão mudando rapidamente conforme lutam para lidar com os impactos do aquecimento global, da pesca e da poluição, aponta o Star.

Determinar como os tubarões contribuem para a resistência dos recifes é crítico, ressalta Meewig.

“Notamos um grande declínio no número de tubarões e peixes nos últimos 50 anos. A questão é como podemos interromper e reverter o declínio. Precisamos compreender o papel que os tubarões realizam na manutenção de um ecossistema saudável”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRATAMENTO MÉDICO

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO

PRESSÃO PÚBLICA

RESILIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>