ONG lamenta morte de golfinho causada por turistas na Espanha


A entidade espanhola de proteção animal Equinac lamentou a morte do golfinho que encalhou na praia de Mojácar, no Sul da Espanha, e não resistiu após turistas pegá-lo para tirar fotos.

“Viram um golfinho vivo e a obsessão por tocá-lo e fotografá-lo passou por cima de tudo, do sofrimento e estresse que estes animais sofrem, por cima do respeito e consideração”, escreveu a ONG nas redes sociais.

Golfinho morreu após turistas pegá-lo para tirar fotos (Foto: Reprodução/Facebook)

Ao encalhar na areia, uma multidão se formou ao redor do golfinho. Minutos depois, um socorrista e um integrante da entidade de proteção animal tentaram resgatá-lo, mas ele já estava sem vida. A suspeita é de que a causa da morte seja estresse.

“O socorrista ficou extremamente nervoso quando viu centenas de pessoas cercando o golfinho, enquanto outro socorrista conseguiu, finalmente, chegar perto, mas já era tarde. Uma fêmea de golfinho que ainda mamava, que morreu no momento”, afirmou a ONG. “Possivelmente não teríamos conseguido salvá-la, mas ao menos teríamos tentado.”

A entidade fez uma crítica à atitude dos banhistas, que poderiam ter devolvido o golfinho ao mar para salvá-lo, mas preferiram tirar fotos e tocá-lo. “Mais uma vez constatamos que o ser humano é a espécie mais irracional que existe, são muitos os incapazes de sentir empatia por um ser vivo, assustado, morto de fome, sem sua mãe. Envoltos pelo egoísmo, a única coisa que querem é fotografar e tocar, ainda que ele estivesse sofrendo.”

O desabafo da ONG termina com um apelo. “Nunca se lancem sobre os animais, por favor, tenham um pouco de respeito.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ASFIXIA

ATO DE AMOR

GENEROSIDADE

MOÇAMBIQUE

ÍNDIA

MINAS GERAIS

ESTUDO

CONSUMO CONSCIENTE

PROTEÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>