EnglishEspañolPortuguês

São Paulo recebe Festival Folclórico Vegano

16 de agosto de 2017
5 min. de leitura
A-
A+
São Paulo recebe mais um Encontro Vegano
Evento tem entrada gratuita

No próximo domingo São Paulo recebe mais um Encontro Vegano JMA temático, desta vez homenageando o Dia do Folclore Nacional – Em Defesa da Fauna e da Flora Brasileira.

Os expositores levarão variedades regionais em versões veganas como baião de dois, feijoada, tapioca, sorvetes, acarajé, bolinho de feijoada, moqueca e coxinha de jaca dentre outras opções; haverá grade com oficinas de culinária e elaboração de produtos ecoveganos para limpeza doméstica, terapias corporais, narração de história para crianças com pintura em tintas ecoveganas indígenas (para jovens, adultos e aplicação em roupas, móveis e residências também), yoga, meditação, e palestras como a da ativista vegana convidada para expor o novo projeto que levará o Veganismo à periferia, demonstrando a importância da horizontalização do movimento nas ruas.

Além da culinária e grade cultural, o bazar terá artesanatos, decoração, roupas, acessórios, cosméticos, itens de higiene, utensílios para o lar, feirinha de hortifrúti orgânicos e adoção consciente de animais através da participação de ONGs e protetores independentes – o espaço receberá doações de ração, medicamentos, fraldas, tapetes higiênicos, cobertores e outros itens para ajudá-los no resgate de animais.

Todas as atividades são gratuitas com entrada franca para toda a família, e todos os produtos no evento são feitos sem ingrediente de origem animal e 100% livres de crueldade, pois também não testam nos bichos ao longo da cadeia produtiva.

Promovido pela JMA J’adore mes amis, o Encontro Vegano ocorre há 3 anos no Estado de São Paulo com mais de 30 edições, sendo referência no movimento vegano e acessível para todos, onde o público conhece empresas de bens e serviços, demonstrando ser possível um estilo de vida sem nenhuma forma de exploração ou crueldade, baseando-se na ética e respeito aos animais.

Serviço

Festival Folclórico Vegano JMA
Rua Joaquim Távora, 605 – Vila Mariana – São Paulo/SP (perto do metrô Ana Rosa)
Dia 20 de agosto – domingo
12h às 20h – yoga e meditação das 10h às 12h
Entrada franca, atividades gratuitas

10h às 11h Yoga – Hatha Yóga e a Saúde da Mulher, com Cláudio Duarte
Vegano, adora Yoga, flores e natureza. Ministra cursos para formação de professores de Yoga e aulas em diversos locais na capital e demais estados brasileiros. Desenvolve projetos educacionais e sociais para crianças, adolescentes e mulheres junto a ONGs na Índia e no Brasil.

11h10 – 12h10 Meditação – Somos Paz e Somos Todos Iguais, com Ricardo Henrique
Vegano, instrutor de Hatha Yoga e Yogaterapia, graduando em Licenciatura em Artes Cênicas pela UNESP e pesquisador da Cultura de Paz na Educação. Atende com Yogaterapia, personal Yoga, e realiza vivências ligadas à conexão e descoberta da missão e do propósito de vida de cada Ser.

12h30 às 14h Oficina de Culinária – Feijão Tropeiro Vegano e Paçoca Caseira, com Gustavo de Brito e Alê Oshiro, da AWA Culinária
Awá (auá) do Tupi significa “eu” e “nós”, o senso de unidade, as receitas da Awá não utilizam produtos de origem animal. O trabalho desta “tribo” é zelar pelo frescor dos ingredientes e o preparo artesanal, assegurando uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Todas as refeições, assim como os queijos, leites, molhos, massas e carnes vegetais, são elaborados pelas próprias mãos deles, assim evitando o consumo de industrializados. A trajetória iniciou-se com um menu de pães, leites e chocolates, e logo o cardápio se multiplicou e hoje possui mais de 60 itens. Os treinamentos elaborados pela equipe são direcionados para aqueles que desejam se aprimorar no preparo de opções veganas, seja para seu empreendimento ou seu dia-a-dia.

14h10 às 15h10 – Oficina de Pintura com tintas ecoveganas indígenas para crianças, jovens e adultos, com Márcio Tuiná

O objetivo da oficina é mostrar ao público vegano e interessados em geral que existe a possibilidade de colorir seu mundo – casas, móveis e roupas – com materiais naturais, livres de ingredientes de origem animal e tóxicas derivadas de petróleo. A oficina traz pinturas usadas pelos índios brasileiros e da América, informações de procedência dos materiais, usos, impactos das tintas convencionais etc. O trabalho é lúdico e aberto a crianças acompanhadas dos pais e aborda também a estreita relação entre a cozinha (culinária) e a química das tintas, já que diversos insumos utilizados são comuns às duas áreas, tais como óleos, mandioca, vinagre, gomas, urucum, pectinas, açafrão, cebolas etc.

Márcio Tuiná é vegano, consultor/coaching ambiental e microempreendedor, trabalhou por mais de 15 anos com casas ecológicas, produtos sustentáveis e temas afins, ministrando cursos, palestras e oficinas, dentre outras atividades. Há 07 anos vive entre a roça de Minas Gerais e o mar, pesquisando a cultura popular/rural e indígena, a fauna e a flora brasileira para a elaboração de produtos ecológicos e veganos para o lar, massagem, meditação, visando a autossuficiência, autocuidados, saúde, bem-estar e o despertar da consciência. Proprietário da Tuinaturais, cujo lema é “Compaixão é Harmonia”.

15h30 às 16h30 Palestra – Ativismo: Tradição SIM! Crueldade NÃO! com Magali Navarro
Vegana, ativista independente de rua, apesar de já ter participado de alguns grupos em ações diretas. Está iniciando um novo projeto que pretende levar o Veganismo à periferia; mostrando a importância da horizontalização do ativismo de rua.

16h50 às 18h30 Oficina – Elaboração de produtos ecoveganos para limpeza doméstica, com Marcio Tuiná
Esta oficina ensina a preparar produtos de limpeza ecoveganos para todos os usos e necessidades domésticas, bem como aromatizadores de ambientes. São usados insumos de uso cotidiano para: limpeza de pias e pisos; limpeza de louças sanitárias; para lavar e amaciar roupas; desinfecção de frutas e verduras. O destaque são os produtos feitos a partir de cinzas de forno a lenha, também conhecidos como sabão de cinzas. Programa geral:

Atoxicidade e eficácia dos materiais naturais para limpeza
Como preparar multiusos com materiais cotidianos
Como fazer sabão de cinzas
Como aromatizar seu sabão com plantas e óleos essenciais
Detergente lava-louças de cinzas (lixívia)
Limpador para pisos, pias e louças sanitárias feito com líquido extraído das cinzas
Como elaborar extratos para aromatização de ambientes e repelentes naturais

Você viu?

Ir para o topo