EnglishEspañolPortuguês

Poluição sonora causa estresse e desorientação em peixes

16 de agosto de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Cientistas da Newcastle University mediram os níveis de estresse dos peixes robalo europeu e descobriram que o peixe mostrava-se ansioso e desconfortável pelos ruídos.

Exploração offshore
Foto: Department of the Interior/UPI

As descobertas – detalhadas na revista Marine Pollution Bulletin – sugerem que os peixes ficam menos atentos ao entorno quando ruídos altos e estranhos invadem seus habitats.

“Ao longo das últimas décadas, o mar tornou-se um lugar muito barulhento. Os efeitos que notamos foram mudanças sutis, que podem muito bem ter o potencial de interromper a capacidade do robalo de permanecer” em sintonia com seu meio ambiente”, declarou a pesquisadora Ilaria Spiga em um comunicado para a imprensa.

Além de tornar os peixes mais vulneráveis aos predadores, os pesquisadores receiam que a poluição sonora possa interferir na capacidade dos animais de encontrar alimento e seus companheiros, informou o UPI.

“Se os peixes evitam ativamente as áreas onde esses sons estão presentes, isso pode impedir que eles entrem nas áreas de desova ou prejudicar a comunicação entre indivíduos”, disse Spiga.

Os cientistas ressaltam que a exploração offshore, o transporte marítimo e atividades terrestres podem agravar a poluição sonora.

Estudos anteriores destacaram como a poluição sonora pode perturbar as habilidades de comunicação e navegação de baleias e golfinhos, mas a última pesquisa serve como um lembrete de que esses barulhos podem ser perturbador para várias espécies marinhas.

Você viu?

Ir para o topo