EnglishEspañolPortuguês

Câmara discute transporte de animais em ônibus de Londrina (PR)

12 de agosto de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Uma proposta que permite o transporte de animais no ônibus coletivo apresentada pela vereadora Daniele Ziober (PPS) foi para votação na Câmara Municipal de Londrina (PR).

Proposta prevê autorização de transporte de animais em coletivo público
Vereadora afirma que muitos tutores não tem condições para transportar animais (Foto: Divulgação)

O texto estabelece condições no ingresso, como o limite de 16kg por animal e obrigação de carregá-lo em uma caixa de transporte feita de fibra de vidro ou material semelhante. Além disso, o transporte “não poderá prejudicar a comodidade e segurança de outros passageiros, como também acarretar alterações no regime de funcionamento da linha, itinerários e paradas previamente determinadas”.

Tutores só poderão transportar dois animais por vez durante o período das 9h às 17h e das 20h até 6h. Durante a tramitação pelas comissões da Câmara, foram aprovadas algumas alterações, como a determinação de o animal estar devidamente higienizado e, no caso de silvestres, a apresentação obrigatória de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

A vereadora tem boas expectativas para o projeto e acredita que “a iniciativa será aprovada, mesmo que não seja de forma unânime”. Para ela as “emendas que eventualmente forem sugeridas serão bem-vindas”.

Daniela ressalta que a ideia é democratizar o transporte de animais, tendo em vista que muitos tutores não tem condições financeiras de transportá-los. “O preconceito que ainda existe em permitir o transporte de animais em ônibus é provocado pela desinformação. Nem todos possuem condições ou até carro para levar o cão ou gato ao veterinário. É uma quebra total de paradigma”, concluiu.

Você viu?

Ir para o topo