EnglishEspañolPortuguês

Estados Unidos já sentem os impactos das mudanças climáticas, aponta relatório

11 de agosto de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Um relatório preliminar elaborado por 13 agências federais para a próxima Avaliação Nacional do Clima concluiu que os Estados Unidos já têm experimentado os impactos negativos das mudanças climáticas, com forte aumento na frequência de ondas de calor, chuvas intensas e outros climas extremos nas últimas quatro décadas. Trump e seu gabinete expressaram dúvidas públicas de que o aquecimento é causado principalmente pela poluição gerada pelo carbono produzida pelo homem e de que ele trará sérias consequências para os norte-americanos.

Relatório concluiu que EUA já sentem os impactos das mudanças climáticas (Foto: David Goldman, AP)

A avaliação é divulgada a cada quatro anos sob uma iniciativa federal reconhecida pelo Congresso em 1990. O atual rascunho baseia-se em grande parte nas conclusões da avaliação de 2014, divulgada sob a administração Obama.

O documento disse que as temperaturas globais continuarão aumentando caso não sejam feitas reduções na queima de combustíveis fósseis, com impactos cada vez mais negativos. Em todo o mundo, 15 dos últimos 16 anos foram os períodos de maiores temperaturas registradas. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica disse que 2017 deve ser o segundo ano mais quente para os Estados Unidos, segundo o The Advocate.

O relatório usa evidências a longo prazo para ressaltar que o aquecimento global é provocado por atividades humanas “inequívocas”.

“Não há explicações alternativas e nenhum ciclo natural observado no registro observacional que pode explicar as mudanças observadas no clima. Transbordam evidências de um clima em mudança, desde o topo da atmosfera até as profundezas dos oceanos”, disse o relatório, citando milhares de estudos.

Cientistas de todo o mundo documentaram o aquecimento no ar e na água, o derretimento das geleiras, o desaparecimento da neve, a diminuição do gelo marinho e o aumento do nível do mar. O relatório disse que os Estados Unidos terão aumentos de temperatura de pelo menos 1.4 graus Celsius nas próximas décadas, mesmo se forem feitas reduções significativas na poluição por carbono.

Você viu?

Ir para o topo