EnglishEspañolPortuguês

Ursos polares são decapitados em extermínio em massa no Ártico

8 de agosto de 2017
3 min. de leitura
A-
A+
Restos de um dos ursos mortos
Foto: Russian Centre for Arctic Exploration

Pelo menos seis cadáveres baleados foram descobertos e a maioria teve suas cabeças e peles arrancadas. Os cadáveres dos ursos são vendidos por caçadores de “troféus” que podem lucrar até £ 13 mil no mercado negro.

A busca chocante na ilha de Vilkitsky, no Ártico, ocorreu depois que o presidente Vladimir Putin enviou uma equipe ecológica para retirar os restos tóxicos da era soviética da área, como parte de sua campanha para limpar a região.

Houve o receio de uma ocultação do caso depois que a polícia inicialmente pareceu relutante em investigar o massacre.

Os ursos polares correm risco de extinção e existe o temor de que os assassinatos possam ter exterminado todos eles da ilha. O vice-governador da região autônoma de Yamalo-Nenets, Alexander Mazharov, declarou: “Havia muitos ursos polares na ilha de Vilkitsky e, infelizmente, os caçadores vieram buscá-los. Não vamos deixá-los impunes”.

Restos de um dos ursos mortos
Foto: Russian Centre for Arctic Exploration

De acordo com a reportagem do chefe do Russian Centre for Arctic Exploration, Andrey Baryshnikov, explicou que os ursos só foram encontrados depois da diminuição da neve na ilha  desabitada da Sibéria.

“Este é um caso muito sério. Transmitimos a informação à polícia”, afirmou.

Cartuchos foram encontrados no local e uma mensagem foi escrita no farol da ilha por um caçador chamado Stepan que disse a outro: “Eu estive aqui, matei 5 ursos, boa sorte para você”.

O número de ursos polares em todo o mundo é estimado em apenas 26 mil ursos. O grupo de direitos animais PETA elogiou as autoridades russas por iniciar uma investigação sobre a tragédia.

Acredita-se que todos os ursos da ilha foram mortos
Foto: Russian Centre for Arctic Exploration

“Os ursos polares já estão lutando pela sobrevivência, conforme os campos de gelo que eles chamam de lar derretem, uma consequência direta do comportamento humano que os colocou em perigo, então devemos lhes oferecer proteção. Os seres humanos que têm a capacidade de matar magníficos ursos polares e potencialmente deixar seus filhotes órfãos apenas para pendurar uma cabeça precisam ter suas cabeças examinadas e serem presos”, ressaltou a diretora da organização Elisa Allen.

Masha Kalinina, membro da Humane Society International, acrescentou: “Enquanto as pessoas continuarem a enxergar os animais selvagens como mercadorias, que valem mais do que mortas do que vivas, incidentes de caça como esse continuarão. As imagens doentias revelam a brutalidade dessa luxúria insensata para os produtos da vida selvagem e para quê? As pessoas estão contribuindo para a extinção desses magníficos animais apenas por causa de alguns tapetes. É extremamente chocante. Esperamos que os perpetradores sejam levados à justiça”.

Os caçadores lucram até £13 mil com os corpos dos ursos
Foto: Getty Images

“O público deve exigir uma proibição completa do comércio legalizado de partes de ursos polares. Com possivelmente 26 mil ursos polares na natureza e a crescente ameaça do aquecimento global, a vida de cada urso polar é muito mais preciosa do que nunca”,  finalizou.

No início deste ano, caçadores foram presos depois de peles serem encontradas em Vilkitsky em Abril.

Você viu?

Ir para o topo