EnglishEspañolPortuguês

Poluição do ar deve provocar pelo menos 60 mil mortes por causa das mudanças climáticas

6 de agosto de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

 

Poluição do ar
Foto: Reprodução, Wikipedia

O estudo, publicado na revista Nature Climate Change, estima que, se as tendências atuais continuarem, as mudanças climáticas serão responsáveis por outras 60 mil mortes relacionadas à poluição atmosférica em todo o mundo em 2030. Até 2100, esse número pode atingir 260 mil.

Pesquisas anteriores descobriram que cerca de 5,5 milhões de pessoas em todo o mundo já morrem prematuramente devido à poluição do ar.

Os autores dizem que este é o estudo mais completa até agora sobre como o clima afetará a saúde como resultado do aumento da poluição do ar. A pesquisa utiliza resultados de vários dos principais grupos de modelos de mudanças climáticas do mundo, que estão nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão e na Nova Zelândia.

As maiores temperaturas “podem acelerar a taxa de reação de poluentes atmosféricos que se formam na atmosfera. Os locais que em geral ficam mais secos com as mudanças climáticas deverão aumentar as concentrações de poluição do ar”, disse o cientista autor Jason West, professor associado de ciências ambientais e engenharia da Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, à CBS News.

O estudo estima que as mudanças climáticas deverão aumentar as mortes relacionadas à poluição do ar em todas as regiões, exceto na África.

“A poluição do ar afeta coisas como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, doença cardiopulmonar e câncer de pulmão. Como a poluição prejudica essas causas, ela possui um grande efeito na saúde”, explicou.

Os pesquisadores alertam que um esforço concertado para combater o fenômeno pode fazer uma grande diferença para o nosso futuro. O compromisso dos EUA com tais esforços foi posto em xeque quando o presidente Trump se retirou do Acordo Climático de Paris em Junho. Esse acordo, assinado por mais de 190 países, possui o objetivo de reduzir as emissões de carbono, que os cientistas afirmam aumentar o aquecimento global.

“Reduzir as emissões de gases de efeito estufa gera um grande benefício para a poluição do ar e, portanto, para a saúde humana”, disse West.

Além de aumentar as mortes devido à poluição do ar, as mudanças climáticas também deverão ter um impacto crescente na saúde por meio de taxas crescentes de estresse por causa do calor, maior disseminação de doenças infecciosas e acesso reduzido à água potável e a alimentos.

Você viu?

Ir para o topo