EnglishEspañolPortuguês

Estudos alertam sobre baixa probabilidade de manter o aquecimento global abaixo do perigo

5 de agosto de 2017
1 min. de leitura
A-
A+
Aquecimento global
Estudos concluem que probabilidade de manter aquecimento global abaixo do perigo é baixa (Foto: IFLScience)

As chances de fazer com que o aquecimento global se mantenha abaixo do perigo são baixas, de acordo com estudos recentes. O primeiro estudo, que utilizou uma abordagem estatística para examinar os cenários de aquecimento prováveis em 2100, revelou que há menos de 5% de probabilidade de manter o aquecimento abaixo de dois graus Celsius e menos de 1% de probabilidade de mantê-lo abaixo de 1,5 graus.

“Há muita incerteza sobre o futuro, nossa análise reflete isso, mas também reflete que os cenários mais otimistas que foram usados parecem ser improváveis de acontecer”, declarou o estatístico Adrian Raftery da Universidade de Washington, Seattle, nos Estados Unidos.

Raftery realizou o estudo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara e Upstart Networks, nos Estados Unidos, informou o Ecowatch.

A segunda pesquisa, realizada por especialistas da Alemanha e do Colorado (EUA), calculou as emissões já “endurecidas” na atmosfera terrestre. Os pesquisadores estimaram que o fim de todas as emissões de carbono hoje ainda resultaria em um aumento de 1,3 graus até o final do século.

“Esses estudos fazem parte da compreensão científica emergente de que estamos em uma água ainda mais aquecida do que acreditávamos. Estamos em um longo caminho rumo ao aquecimento global desastroso e a resposta política – especialmente nos Estados Unidos – tem sido pateticamente abaixo do esperado”, ressaltou Bill McKibben, um especialista não afiliado a nenhum estudo.

Você viu?

Ir para o topo