EnglishEspañolPortuguês

Feijoada vegana

4 de agosto de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

A feijoada é um dos mais tradicionais pratos da cozinha brasileira.

Ingredientes

500 g de feijão
300 g de tofu firme defumado, picado em cubos
400 g de shitake seco picado
1 berinjela grande, picada em cubos
1 bata doce partida em cubos grandes (opcional)
1 abóbora japonesa partida em cubos grandes
1 abobrinha partida em cubos grandes
1 cenoura picada em cubos grandes
200 g de salsicha vegana (caseira ou industrializada)
1 inhame picado em cubos
1 colher de sopa de curry
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
Azeite
Molho shoyo ou outro molho de sua preferência
Sal, pimenta do reino, malagueta, e cheiro verde à gosto
Pimenta do reino e malagueta a gosto

Modo de preparo

Prepare o feijão normalmente, limpando e deixando de molho em água por 6 horas e trocando antes do cozimento. Cozinhe em panela de pressão com 1,5 litros de água, 2 folhas de louro e tofu defumado em pó (ou outro preparo em pó, se for de sua preferência e gosto). Espere acabar a pressão da panela, retire duas xícaras de feijão, bata no liquidificador, e retorne com essas xícaras para a panela, dando cremosidade a sua feijoada. Retire as folhas de louro.

Enquanto o feijão fica pronto na panela de pressão, deixe o shitake hidratando em um pote com água e molho shoyu ou outro molho de sua preferência, e uma pitada de molho curry. Coloque o tofu defumado e reserve a água após remover o shitake.

Separe, lave, e pique em cubos o inhame, a cenoura, a batata doce, a berinjela e a abobrinha. Pique as salsichas veganas.

Em uma frigideira, refogue 2 dentes de alho picados com azeite, e depois refogue cada vegetal separadamente. Todos os itens refogados devem ir sendo colocados na panela de pressão, que deve ser acesa sem tampar) e o cozinheiro deve acompanhar, vendo se os legumes e as verduras estão macios. Vá acrescentando pouco sal e pimenta, cozinhando em fogo baixo, até ficar à seu gosto. Sirva com arroz integral, bife de soja, e couve refogada.

Fonte: Estilo Vegan

Você viu?

Ir para o topo