EnglishEspañolPortuguês

Animais selvagens são ameaçados pela rápida destruição das florestas da América Central

4 de agosto de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

 

Pecuária é a principal ameaça às florestas
Foto: WCS

Um novo estudo abrangente da WCS (Wildlife Conservation Society), nomeado “Pegada Ecológica Humana e Análise de Pegadas das Vacas”, foi apresentado para validação e análise por grupos indígenas, agências de áreas protegidas e organizações da sociedade civil de nove países. Isso estimulou o desenvolvimento de um compromisso conjunto conhecido como “A Declaração de Petén”. Assinada por 25 das organizações participantes, a declaração reconhece as razões da perda de floresta e compromete-se a ações concretas para combatê-las.

Uma das descobertas mais alarmantes feitas pela equipe de pesquisa do estudo é que os três maiores blocos florestais remanescentes da América Central tiveram seu tamanho diminuído em mais de 23% nos últimos 15 anos. O estudo foi conduzido pela WCS em parceria com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA e a Organização dos Estados Americanos para compreender e proteger as últimas grandes florestas da Mesoamérica.

Os dados para a análise foram coletados por imagens de satélite, informações censitárias sobre pessoas e vacas / agricultura, publicações, entrevistas e por meio de uma expedição: uma pesquisa aérea ambiciosa nas maiores florestas da região.

“O desaparecimento de enormes extensões de florestas em um curto período de tempo possui graves implicações para os povos indígenas da região e os recursos naturais dos quais dependem”, disse Victor Hugo Ramos, especialista em monitoramento e avaliação do programa WCS Mesoamérica.

A taxa de desmatamento na América Central também ameaça a sobrevivência de espécies icônicas, incluindo onças-pintadas, antas e araras, informou o Science Daily.

A pecuária, grande parte dela ocorrendo dentro de áreas protegidas e territórios indígenas, foi descrita como a principal causa do desmatamento, além de está relacionada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.

A expansão das plantações de dendezeiros também contribuiu para o desmatamento na região, deslocando bois e vacas para áreas protegidas. As áreas sob a maior ameaça incluem a região de Moskitia em Honduras e Nicarágua e a paisagem da Floresta Maya na Guatemala, México e Belize.

A Declaração de Petén inclui um compromisso para recuperar as florestas da região. Entre as medidas, está o apoio às florestas locais e às comunidades indígenas para administrar o manejo da terra, o fortalecimento da proteção das áreas protegidas e da ação contra crimes ambientais e a proteção dos defensores do meio ambiente que arriscam suas vidas para proteger as maiores florestas da Mesoamérica.

Você viu?

Ir para o topo