EnglishEspañolPortuguês

Elefanta cega forçada a transportar turistas durante uma década desfruta da liberdade

3 de agosto de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Sri Nuan, uma elefanta que tem pouco mais de  40 anos e que foi explorada pela indústria de trekking em Phuket por mais de 10 anos, foi recentemente resgatada pelo Phuket Elephant Sanctuary, o primeiro e único verdadeiro santuário de elefantes no Sul da Tailândia que “oferece [um] lar para elefantes doentes, feridos, cansados ou idosos que anteriormente trabalharam intensamente para o entretenimento turístico ou na exploração madeireira”.

Ela deixou para trás os dias em que era obrigada a transportar turistas e agora viverá sua vida como deveria: em paz.

 

Felicidade de elefanta libertada
Foto: Phuket Elephant Sanctuary

Sri Nuan tem sido lentamente introduzida no santuário. O Phuket Elephant Sanctuary informa que “onde quer que ela ande, se há uma lama úmida ou uma poeira leve, ela não para de jogar a tromba no ar, esticando as costas e o corpo com sujeira – um luxo que provavelmente não foi capaz de realizar durante muitos anos”.

Sri Nuan é cega do olho direito. Seu olho esquerdo não tem problemas. Para se acostumar a sua nova casa, ela é mantida separada dos outros elefantes, mas, em seu abrigo noturno, consegue conhecer seus novos amigos com uma divisória, segundo o informado pelo One Green Planet. O santuário conta que ela já tocou a tromba em outros elefantes em algumas ocasiões, uma maneira usada para eles se comunicarem entre si.

Entre as experiências vividas no santuário, a elefanta ficou receosa ao dar seus primeiros passos na água. Foi quando o cuidador de Sri Nuan pulou para tranquilizá-la e logo ela estava se divertindo depois de tantos anos de sofrimento.

 

 

Comunicação entre elefantes abrigados no santuário
Foto: Phuket Elephant Sanctuary

A maioria das pessoas desconhece o abuso enfrentado por elefantes mantidos em cativeiro e o fato de que esses animais estão ameaçados de extinção. Tragicamente, os turistas acreditam que essas excursões são normais e de alguma forma aceitáveis.

Devido à caça, o turismo e à perda de habitat, os elefantes africanos e asiáticos correm o risco de serem extintos rapidamente.

De acordo com a National Geographic, a expectativa de vida média de uma elefanta em um zoológico é de 17 anos, sendo que os asiáticos vivem até 19 anos em cativeiro e 42 na natureza.

Os elefantes selvagens constroem relacionamentos íntimos com outros membros da família. Os bebês permanecem com suas mães por aproximadamente 16 anos, mas o turismo rompe esse vínculo quando os filhotes têm apenas seis meses. O confinamento é insuportável para esses animais.

 

Você viu?

Ir para o topo