Morte da orca Kyara evidencia decadência do SeaWorld


A orca Kyara, de apenas três meses, morreu na última semana no parque aquático SeaWorld em San Antonio, no Texas. De acordo com o aquário, o animal, que era o último nascido em cativeiro, após o encerramento do programa de reprodução, morreu em decorrência de uma infecção. Ainda serão realizados exames para determinar a causa da morte.

A administração do SeaWorld informou que a morte da orca não está relacionada com a vida em cativeiro. Contudo, pesquisadores da vida marinha afirmam que as condições de vida de um animal enclausurado podem acarretar no desenvolvimento de doenças.

Orca guiando a filhote Kyara em instalação do parque SeaWorld (Foto: Reprodução / Chris Gotshall)

Naomi Rose, pesquisadora de mamíferos marinhos da organização Animal Welfare Institute (Instituto de Bem-Estar Animal, em tradução livre), em Washington D.C., afirma que uma das possíveis causas da morte da orca Kyara, é a pneumonia, uma “causa de morte muito comum” para animais marinhos que vivem em cativeiro por conta do estresse que o confinamento causa.

O SeaWorld tenta constantemente contornar as críticas dos ativistas da causa animal que expõem a exploração que é cometida contra os animais dentro dos parques. Contudo, Kyara não foi a única orca a morrer dentro de um parque da empresa.

A orca Tilikum, que foi mostrada no documentário Blackfish, morreu após contrair uma infecção bacteriana. Além disso, segundo um documento da Whales and Dolphins Conservation (Conservação de Baleias e Golfinhos, em tradução livre), cerca de 164 orcas já morreram em cativeiro, sendo que 46 mortes ocorreram em instalações dos parques SeaWorld.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE

AGRESSÃO BRUTAL

INDÚSTRIA CRUEL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>