EnglishEspañolPortuguês

Número de cães abandonados cresce em Resende (RJ)

25 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que, apenas no Brasil, existem mais de 30 milhões de animais abandonados. São 10 milhões de gatos e 20 milhões cachorros. A OMS revela também que, no interior, na maioria das vezes, a quantidade de cachorros representa um quarto da população humana. Em Resende a situação de abandono não é diferente. Os animais estão por toda parte.

“Tem muito cachorro sim. Muito gente chuta os cachorros de noite na rua, esses meninos aí… Aqui tem inclusive um cachorro que só fica nesse pedaço. Aí o pessoal ajuda, dá ração pra ele, outro vai e dá pão”, contou Sônia Anselmo Leal, balconista.

“Eles ficam muito abandonados, né. Muito jogado na rua. Não sei se é gente que abandona eles… Muito frio. Às vezes a gente até dá ração, dá comida, põe água e tudo. Mas do frio não tem como eles correr, né? Aí não tem jeito”, disse Jéssica Valentim de Moraes, balconista.

A cada dia os maus-tratos ficam mais evidentes. Em maio, o RJTV mostrou dois cachorros agredidos na cabeça, em apenas uma semana, no bairro Nova Alegria.

“Esse cachorro, demos o apelido dele de ‘Bege’. Deixaram ele abandonado aí. Bastante gente maltrata, cara. Mas sempre tem alguém que dá ração pra ele. A gente mesmo. E ele dorme lá na casa da minha avó. Ficou aí, como se a gente tivesse adotado ele”, contou Tiago.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Resende disse que vai concentrar esforços em campanhas de conscientização para que cada um cuide dos seus animais e não os abandone. Deixar animais soltos nas ruas é crime com pena de até um ano de detenção e multa.

Núcleo de denúncias acompanha casos de maus tratos de animais na cidade
Há um mês a cidade ganhou um núcleo jurídico para receber denúncias contra maus tratos de animais. 50 casos já foram registrados. Todas as denúncias, inclusive as anônimas, são encaminhadas para órgãos especializados. Além disso, a investigação é acompanhada pelos profissionais. Quando é necessário, é feito um registro na delegacia.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo