EnglishEspañolPortuguês

G20 critica decisão de Donald Trump sobre Acordo Climático de Paris

11 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

O comunicado observou que todos os países, além dos EUA, reconhecem que o acordo de Paris é “irreversível”, reafirmou seu “forte compromisso” e se deslocará “rapidamente para sua plena implementação conforme o princípio de responsabilidades comuns, mas distintas e respectivas capacidades”.

Foto de representantes do G20
Foto: Bundesregierung / Güngör

O mercado foi outro ponto importante de divergência, já que os países discutiram visões conflitantes para o futuro da política comercial. O comunicado sobre o comércio não mencionou a necessidade de mudar as políticas comerciais para alinhá-las com as metas climáticas. Ao invés disso, Trump anunciou planos para um acordo comercial “muito grande” com o Reino Unido que será feito  “muito rapidamente”.

As 19 nações – Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Coréia do Sul, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e União Européia – representam a maior parte da produção econômica mundial e da população. O G20 foi a primeira grande cúpula internacional de Trump desde o anúncio de que ele retiraria os EUA do Acordo Climático de Paris.

Donald Trump está aprendendo da maneira mais difícil que ele não pode prejudicar todo o mundo inteiro e esperar continuar com os negócios como de costume. A decisão historicamente irresponsável de Trump de retirar os EUA do acordo deixou o país isolado no cenário mundial, segundo o Ecowatch.

Os outros 19 líderes das maiores economias do mundo mostraram seu apoio à medida. Nenhum líder mundial decidiu endossar Trump. Isso não tem  precedentes e mostra a gravidade da decisão  de Trump sobre o acordo de Paris foi e os danos causados por ele no que se refere à credibilidade e à posição dos EUA no mundo.

Uma questão estava marcadamente ausente do debate: como podemos passar das regras comerciais escritas por e para poluidores corporativos para aquelas que apoiam a ação climática? São necessários acordos comerciais que assegurem o cumprimento do Acordo Climático de Paris.

Por isso, o mundo  não pode se dar ao luxo de esperar por Trump. Em vez de repensar do comércio, o presidente anunciou planos para um acordo comercial com o Reino Unido. Não se pode expandir o modelo de comércio antigo, que asseguram a continuidade da dependência de combustível fóssil.

Você viu?

Ir para o topo