EnglishEspañolPortuguês

Cachorros sentem ciúmes e podem desenvolver problemas psicológicos

5 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Quem tem um cachorro em casa já sabe que estes animais podem expressar ao mais diferentes estados e expressões. No entanto, ainda assim, muitos duvidam da capacidade de sentimentos destes animais; e uma pesquisa norte-americana acaba de provar este grupo de descrentes errado – já que, de acordo com seus resultados, os cachorros sentem ciúmes da mesma forma que os seres humanos.

Além de confirmar que os cachorros sentem ciúmes, o estudo realizado pela Universidade da Califórnia também provou que, justamente em função desta capacidade de sentir ciúmes, alguns cães podem acabar desenvolvendo uma depressão profunda em situações que envolvem a chegada de bebês ou outros animais domésticos na casa em que habita, por exemplo.

Contando com um grupo de 36 cachorros com seus respectivos tutores, a pesquisa envolveu alguns testes específicos para determinar se havia o sentimento de ciúme do animal. Em um primeiro momento, os tutores dos animais recebiam um cão de mentira, uma abóbora e um livro para crianças que toca músicas enquanto suas páginas são viradas – devendo interagir com tais elementos e tratá-los como se fosse cães de verdade, direcionando carinho a eles.

Enquanto os guardões voltavam a sua atenção para os objetos, foi observado o comportamento dos seus animais; que tentaram chamar a atenção dos tutores das mais diversas maneiras – sendo a agressividade e as demonstrações de carinho as mais frequentes – mostrando fortes e claros indícios de ciúmes por parte dos animais.

Traçando um paralelo entre os animais e os humanos, a pesquisa compara os cães que sentem ciúmes às crianças pequenas que acabam de ganhar um novo irmão, por exemplo; destacando que o sentimento é praticamente o mesmo – já que, assim como as crianças, os cachorros também enxergam seus tutores como seus pais.

Ainda segundo os resultados do estudo, foi definida uma lista com algumas das raças caninas donas dos maiores níveis de ciúmes, como você confere a seguir:

Maltês (81%)
Chihuahua (54%)
Spitz Alemão (54%)
Vira-Lata (37%)
Pug (27%)
Boston Terrier (27%)

Fonte: Cachorrogato

Você viu?

Ir para o topo