EnglishEspañolPortuguês

Animais marinhos são acorrentados em jaulas e explorados como atração turística

11 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Elas tiraram fotos e divulgaram as imagens na internet, atraindo a atenção das autoridades da vida selvagem. Delon Lim estava com um grupo de mergulhadores na ilha quando eles testemunharam uma cena chocante.

Dugongo acorrentado em jaula
Foto: Delon Lim

Havia dois raros mamíferos dugongos, intimamente relacionados aos peixes-boi, aprisionados em jaulas nas profundezas do oceano.

Mantidos em jaulas separadas, os dugongos, também conhecidos como vacas do mar, pareciam ser uma mãe e seu bebê. A mãe também tinha uma corda amarrada no rabo.

Lim informou que ambos foram capturados por um pescador local que desejava explorá-los para atrair turistas: “Ele pediu algum dinheiro se quiséssemos ver o dugongo ou tirar uma foto”. Ele acrescentou que os mergulhadores são autorizados a tirar fotos e vídeos na jaula com a mãe.

Ao observar a condição dos animais, Lim especula que eles estavam presos há várias semanas. “Parece que sim. As cordas estão desgastadas e rasgadas. As cicatrizes e o ferimento no rabo são tão profundos. Foi muito desolador”,  explicou.

Dugongo acorrentado em jaula
Foto: GaluhRiyadi, Twitter

De acordo com o NTD, ao perceberem o sofrimento dos dugongos, os mergulhadores tentaram convencer o pescador a libertar os animais, que são uma espécie protegida. “Quando saímos da ilha, o pescador concordou em libertá-los”, disse Lim.

No entanto, o grupo ainda se sentia desconfortável “Como não estávamos tão convencidos de que ele fizesse isso, postei o vídeo nas mídias sociais”, completou.

Poucas horas após a divulgação das imagens, oficiais da vida selvagem contatou os mergulhares para saber o local exato onde os animais eram mantidos e os libertaram no dia seguinte.

Graças ao ato compassivo de Lim, o martírio dos animais acabou. Porém, certamente, eles precisarão lidar com as sequelas emocionais do trauma.

Você viu?

Ir para o topo