EnglishEspañolPortuguês

Derretimento do gelo marinho provoca mudanças no Ártico e aumenta aquecimento global

31 de julho de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

 

Gelo marinho
Foto: David Goldman / AP

O gelo flutuante lentamente diminui durante todo o verão até o início de uma temporada de inverno, segundo o The Star.

Por causa do aquecimento global, mais gelo marinho é perdido a cada verão do que recuperado durante os invernos. Embora o gelo provavelmente continue se formando no inverno, ele pode ficar restrito a latitudes ainda mais altas.

A menor quantidade de gelo também significa que menos luz solar será refletida na superfície do oceano. A água absorverá mais calor, aumento ainda mais o aquecimento global.

O gelo marinho é formado quando a camada superior da água chega ao ponto de congelamento, geralmente no início de Outubro.

À medida que as temperaturas continuam caindo, este gelo do primeiro ano atinge vários pés de espessura. Se o gelo sobrevive até o verão seguinte, entra no segundo ano, entrando em outro ciclo e sendo considerado plurianual,  o tipo mais difícil.

O gelo marinho desempenha um papel importante no sistema climático global, resfriando a água e o ar ao redor. Isso ajuda a manter as correntes oceânicas e atmosféricas que afetam o clima, que é característico para certas partes do mundo, como as temperaturas comparativamente menores encontradas no Oeste da Europa.

Você viu?

Ir para o topo