EnglishEspañolPortuguês

Lontra filhote é resgatada em Itanhaém (SP)

28 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Lontra tinha ferimentos no pescoço
Animal foi encaminhado para Instituto de reabilitação de animais marinhos

O filhote que foi encontrado na margem do Rio Preto, tinha ferimentos de mordida no pescoço e foi encaminhado para o Instituto Resgate de Animais Marinhos (Gremar).

No veterinário, exames iniciais além de identificarem as mordidas, constataram que o filhote estava desidratado. Para o tratamento, a equipe médica fez a limpeza e o curativo do local machucado e também ministrou medicamentos para dor e antibióticos.

Com aproximadamente 1kg, a lontra segue em observação devido dificuldades para se alimentar. “O animal segue em observação porque tem alguma dificuldade para se alimentar sozinho. Acredito que o tratamento ainda demore um pouco. Agora, foi encaminhado para a base do Gremar no Guarujá, que é mais bem aparelhada e conta com um número maior de profissionais, para poder seguir a reabilitação”, disse Rafaela Riesco, bióloga do instituto.

A ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP/BS. A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

O objetivo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e mortos. O PMP-BS tem caráter regional e está relacionado ao processo de licenciamento ambiental da Etapa 2 do pré-sal.

A área de abrangência do monitoramento engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro. Considerando-se a extensa área a ser monitorada (mais de 1.500 km de costa), o PMP será executado em duas fases.

Você viu?

Ir para o topo