EnglishEspañolPortuguês

Sushi vegano

27 de julho de 2017
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Sushi é um prato japonês a base de arroz que pode conter diversos tipo de recheios, sejam doces ou salgados. Se você optou uma dieta livre de crueldade animal não precisa abrir mão de comer dessa iguaria. Confira abaixo uma recita de sushi totalmente vegano:

Tempero:

1/2 xícara (de chá) de vinagre de arroz
2 colheres (de sopa) de açúcar cristal
1 colher (de chá) de sal

Arroz:

2,5 xícaras (de chá) de arroz tipo gohan (o arroz que eu usei não precisava lavar)
3 xícaras (de chá) de água

Recheio:

1 pepino japonês cortado em tiras (se preferir retire as sementes)
1 cenoura média limpa cortada em tiras
Um punhado de vagens, com as pontinhas cortadas
1/2 xícara (de chá) de shiitake picado
1 xícara (de chá) de tofupiry temperado com 1 colher (de chá) de óleo de gergelim torrado e 1 colher (de chá) de gergelim preto.
Gengibre a gosto

5 ou 6 algas de nori – alga para sushi- (depende da quantidade de arroz que você colocar em cada um)

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare o tempero. Em uma panela coloque o vinagre para arroz, o açúcar cristal e o sal, deixe ferver até ficar uma mistura homogênea e transparente, e reserve.

Coloque o arroz e a água na panela, deixe cozinhar em fogo médio até a água secar completamente. Tampe para acelerar o cozimento, e caso o arroz ainda estiver duro, acrescente mais um pouco de água. (Este arroz que comprei não precisava ser lavado, verifique na embalagem da marca que você comprou os procedimentos para o preparo.)

Assim que o arroz estiver pronto, coloque-o em uma vasilha e jogue o tempero por cima. Eu prefiro mais temperado, mas se você preferir coloque menos, vá experimentando até ficar com o sabor desejado.

Misture delicadamente com um garfo, e deixe descansando até esfriar. É importante deixar o arroz esfriar completamente para não danificar a alga.

Enquanto isso, prepare o recheio:

Pique os ingredientes em tiras compridas, e se preferir tire as sementes do pepino.

Em uma panela com água fervente, coloque a cenoura picada e a vagem sem as pontinhas com um pouco de sal ou com um tablete de caldo de legumes, e deixe cozinhar até ficarem macios.

Neste intervalo de tempo aproveite para preparar o Tofupiry. E hidrate e pique o shiitake se necessário.

Para enrolar o sushi, você precisará de um potinho com água para molhar as mãos na hora de pegar o arroz, e uma esteirinha própria para auxiliar na hora de enrolar e um pano de prato para secar as mãos. Deixe-os, juntamente com todos os ingredientes ao alcance das mãos, para facilitar a montagem.

Coloque a alga com a parte mais brilhante virada para baixo, distribua punhados de arroz, molhando levemente as mãos quando necessário.

Deixe um espaço de cerca de 0,5 centímetro nas laterais, e 2 centímetros na parte de cima. Evite apertar muito o arroz, e procure deixar bem uniforme, para evitar o risco do sushi abrir ou ficar torto.

Mais ou menos à 3 cm da parte inferior, distribua o recheio em fileiras. Coloque o pepino, a cenoura, o tofupiry, a vagem, o shiitake e o gengibre.

Agora é a hora de enrolar, e isso requer certo cuidado. Com as duas mãos, segure a esteirinha e abrace o recheio firmemente, passando a mão para alisar, volte a esteirinha e enrole novamente, repita o processo até fechar o rolo. Evite manusear a alga com as mãos molhadas, pois pode danificar a alga.

(Caso o sushi não fechar, molhe levemente o dedo -bem pouco mesmo- e passe na alga.)

Para cortar é simples. Mantenha uma toalhinha molhada para passar na faca e facilitar o corte. Corte no meio, e depois corte novamente no meio de cada uma das metades. E mais uma vez, está pronto!

Fonte: Presunto Vegetariano

Você viu?

Ir para o topo