Em imagem de radar, cão parece ‘dirigir’ carro em rua de Blumenau (SC)


Cão estava no banco do motorista
Imagem foi tirada durante fiscalização de rotina (Foto: Seterb/Divulgação)

Irresponsabilidade: um cão foi flagrado sentado no banco do motorista de um carro na região do Vale do Itajaí em Blumenau (SC). A situação não só evidencia uma infração, mas como coloca a vida do animal em risco.

A imagem foi capturada através de um radar localizado na na Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda. Segundo informações do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), o veiculo trafegava a uma velocidade de 71 km/h numa via que permite a velocidade máxima de 60 km/h. O motorista foi multado.

Cão não deveria estar no banco da frente

O Seterb também esclarece que cães não podem ser transportados dessa forma em carros. Existem duas opções seguras, sempre no banco de trás do veículo.

Uma das possibilidades é levar o cão dentro de uma caixa de transporte e prendê-la no cinto de segurança. A outra é colocar no cachorro um cinto específico, vendido em pet shops e prender o material no cinto de segurança do automóvel.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Lei de Crimes Ambientais

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AÇÃO HUMANA

CONSCIENTIZAÇÃO

ABUSO

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>