Cavalo vítima de maus-tratos é resgatado em Santa Cruz do Sul (RS)


A ONG Cavalo de Lata resgatou, nesta quinta-feira (20), um cavalo muito debilitado por conta da negligência e maus-tratos de seus tutores.

Cavalo era vítima de maus-tratos e negligência pelo tutor (Foto: Leandro Porto / Gazeta AM)

O veterinário Tiago Marques que acompanhou a ONG no resgate, afirma ter se surpreendido com a situação. O animal estava caído, muito fraco e debilitado por conta da falta de alimentação e cuidados.

Segundo Marques, o tutor do animal, que estava no local, afirmou oferecer água e comida regularmente ao animal. Contudo, por conta da visível condição de negligência a que o animal era submetido, o homem recebeu uma notificação e a Polícia Militar foi acionada para a realização de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Ainda de acordo com o veterinário, o tutor já responde a um processo de maus-tratos a animais, sendo esse o segundo cavalo retirado da guarda do homem.

“Ele compra os animais por um valor muito baixo e os usa até que eles não tenham mais como sobreviver”, critica Marques.

A família do acusado explora cerca de 7 animais para recolhimento de materiais recicláveis, sendo esta a única fonte de renda da família.

A equipe resgatou o animal que foi levado para o canil municipal, onde recebeu medicação necessária, além de água e comida para recuperar o peso ideal.

“Vamos tentar fortificá-lo com vitamina e ração, aproveitando a estrutura do canil. Infelizmente ainda não dispomos de uma estrutura adequada para cuidar de equinos. Estamos em fase de montar um projeto para cuidar destes animais contando com o apoio da ONG Cavalo de Lata e de pessoas que trabalham em causa animal. Iremos tentar recuperar o animal com as instalações que temos”, explica o veterinário.

Marques conta que além de cuidados médicos e alimentação adequada, o animal também ganhou um novo amigo de quatro patas. Um cãozinho abrigado pelo canil se tornou o novo companheiro do cavalo. Os dois ficam juntos o dia todo e o cão ainda ajuda o cavalo, empurrando-o na hora de levantar.

Cavalo e cão se abrigo se tornaram melhores amigos
Cavalo ganhou além dos cuidados, um melhor amigo (Foto: Leandro Porto / Gazeta AM)

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ESTELIONATO

MALDADE

ESTADOS UNIDOS

FEBRE AMARELA

REVERSÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>