A fundadora do grupo resgate foi procurada para salvá-lo e imediatamente concordou em ajudar, sem saber o que esperar. Durante uma manhã, o belo cão, que recebeu o nome de Moses, foi levado para um veterinário local, onde começou seu tratamento para múltiplos problemas médicos.
O centro informou que Moses tem se comportado maravilhosamente bem com a equipe veterinária e permitindo que eles façam tudo o que for necessário.
Moses tem em torno de um ano e meio a dois anos e acredita-se que ele seja um filhote de labrador e pit bull ou de shar pei e pit bull – o que ainda é difícil de avaliar devido ao péssimo estado de sua pele.
Como a equipe descobriu, ele sofre de sarna demodex, que não é contagiosa, mas precisará de alguns meses para ser controlada.
Ele também possui infecções bacterianas e fúngicas, infecções oculares muito ruins (que fazem com que consiga abrir apenas um dos olhos) e, além disso, problemas de estômago associados a vômitos.
Segundo o One Green Planet, a pele do cachorro é quente e apresenta coceira e ele tem que receber um banho microbiano, além de um condicionador que ajuda a acalmar a pele. Seus olhos são tratados com unguento que aliviam a dor.
Embora seu sofrimento seja inegável e ele esteja longe de qualquer tipo de conforto físico ainda, os ativistas apontaram que o cachorro é um dos animais mais doces que já tiveram o privilégio de salvar.
Ele ainda está um pouco apavorado, mas já deu beijos de gratidão no fundador do centro de resgate e na sua mãe, de quem ele realmente se aproximou.
Moses ainda está em isolamento no veterinário, mas já está claro que ele é gentil, amoroso e não possui problemas com gatos.
Apesar do seu estado ainda ruim, todas as suas condições médicas são administráveis. Os ativistas acreditam que levará de dois a três meses para o doce cachorro se recuperar.
O Two Tailz Rescue tem se esforçado para encontrar mais informações sobre onde, como e por quem Moses foi encontrado. Felizmente uma tragédia foi evitada e o cão pode recomeçar sua vida.