EnglishEspañolPortuguês

Cães também sofrem com insônia

17 de julho de 2017
4 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Insônia nos cães? Talvez você esteja se perguntando isto porque é certo que o seu cão dorme a maior parte do dia. E é assim com todos os cães, embora eles não durmam o dia inteiro, costumam descansar entre 12 e 14 horas diárias. Mas apesar de tudo isto, sim, é possível a insônia nos cães.

O porquê da insônia nos cães

A primeira coisa que você deve saber é que a insônia nos cães não é algo crônico, como pode acontecer no caso das pessoas, por isso descobrir suas causas é muito mais fácil. A insônia nos cães é produzida por coisas pontuais, que quando deixam de acontecer, farão com que a insônia deles desapareça. As principais causas são:

O barulho das festas. Quando há festas em seu bairro ou cidade é normal que sejam utilizados rojões, que sejam escutados gritos, sirenes e carros sem cessar. Os cães permanecem alertas instintivamente aos ruídos, por isso, em ocasiões como essas eles não poderão conciliar o sono, especialmente se houver fogos de artifício, algo ao que eles costumam ter pânico.

Dor. Seu cão poderia estar desenvolvendo uma enfermidade como a artrose ou qualquer outra que lhe causa dor e você não sabe. Esta dor não permitirá ao seu cão nem dormir o suficiente e nem descansar bem.

Comidas pesadas. Em ocasiões, queremos dar ao nosso cão algo diferente para comer e o fazemos de noite, pensando que isso não irá afetá-los. Bom, esta é uma das causas da insônia nos cães. Um jantar excessivo poderá dificultar sua digestão e fazer com que ele tenha problemas para dormir.

Idade e sonhos. Dependendo da idade, isso pode dar insônia nos cães. Por exemplo, um novo filhote em casa se sentirá estranho e precisará de um processo de adaptação para os ciclos de sono. Por outro lado, em algumas ocasiões, os cães sonham e esses sonhos também podem afetá-los. Se o cão for idoso, assim como acontece com os humanos, pode ter mais problemas para dormir.

Instinto sexual. Se o seu cão for um macho e tem uma cadela por perto, seja em sua casa, no vizinho ou na rua em que mora, e ela estiver no cio, o cão estará em estado alterado durante todo o dia e continuará assim durante a noite, o que provoca insônia nele.

Falta de exercícios. Se o seu animal não fizer exercício o suficiente, não será difícil que ele custe a dormir, por não estar suficientemente cansado. Isso é fácil de solucionar.

Adaptação. Se tiver adquirido um novo animal doméstico, mudou de casa ou chegou um novo membro à sua família, o seu cão poderá se sentir alterado, pois não saberá muito bem qual é o seu lugar na casa e isso também poderá lhe causar insônia.

O que fazer contra a insônia nos cães

Como já dissemos antes, a insônia é algo passageiro, por isso ela pode ser solucionada. Se você não estiver muito seguro da causa da insônia em seu cão, consulte um veterinário para que ele determine a causa. Porém, há algumas coisas básicas que você poderá fazer para o seu grande amigo:

Exercícios. Se esforce para tirar algum tempo para que o seu animal faça uma boa quantidade de exercícios diariamente e que, desse modo, quando chegar à cama, esteja cansado e durma profundamente.

Massagem. Faça uma massagem em seu cão antes de dormir, pois isso relaxará o seu animal e favorecerá o processo de sono.

Cama cômoda. Possivelmente a cama de seu cão já esteja velhinha ou funda e, talvez, você não tenha se dado conta disso. É bem possível que isso dificulte o sono dele. Tente comprar uma nova cama que seja macia e confortável.

Música. Coloque um aparelho de música perto de seu cão antes de dormir. A música ajuda os animais a relaxar e, consequentemente, a dormir.

Se nenhuma destas recomendações funcionar, leve o seu cão sem falta ao veterinário. Ele é um especialista em insônia nos cães e poderá determinar um tratamento adequado à base de medicamentos que ajudarão o seu animal a voltar a descansar de novo.

Fonte: Meus Animais

Você viu?

Ir para o topo