EnglishEspañolPortuguês

Termômetros naturais mostram que a Terra está mais quente do que nunca

15 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Na avaliação mais detalhada sobre as alterações climáticas ao longo do período até o momento, os pesquisadores analisaram uma série de fontes de informações históricas, incluindo árvores, núcleos de gelo, sedimentos de lagos e mares, corais, depósitos minerais e relatórios escritos.

Evidências apontam que as fogueiras se agravaram com o aquecimento global
Evidências apontam que as fogueiras se agravaram com o aquecimento global/ Foto: Reuters

Eles descobriram que um aumento brusco  de temperatura começou em torno de 1900.

A única explicação plausível para esta mudança súbita são as emissões de combustíveis fósseis, que elevaram a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera de cerca de 280 partes por milhão no século 19 para mais de 400 atualmente.

O efeito do aquecimento foi previsto pelo cientista sueco Svante Arrhenius, premiado com o Prêmio Nobel, em 1895.

Na revista Scientific Data, uma equipe de quase 100 pesquisadores descreveu a criação de um banco de dados com 692 registros de 648 lugares diferentes em “todas as regiões continentais e grandes bacias oceânicas”.

Alguns desses termômetros naturais cobriram todo o período de dois mil anos, com uma duração média de 760 anos, de acordo com o Independent.

O gráfico original, que durou mil anos, foi amplamente enaltecido quando foi publicado no jornal Nature há 20 anos, mas também foi criticado por céticos e pessoas que negam as mudanças climáticas. O professor Michael Mann, um dos autores do artigo foi submetido a investigações hostis por políticos dos EUA e até mesmo recebeu ameaças de morte.

Em uma postagem no blog sobre o novo estudo, um dos pesquisadores, o professor Julien Emile-Geay, escreveu que foi confirmada a precisão do gráfico. “Como cientista, você tem que ir onde as provas o levam”, disse ele.

Emile-Geay, da University of Southern California, disse que qualquer argumento sobre o padrão básico do aquecimento global acabou.

“Nos próximos anos e décadas, a comunidade científica terá detalhes sobre o clima dos últimos dois mil anos, as interações entre temperatura e seca, suas expressões regionais e locais, suas causas físicas, seus impactos nas civilizações humanas e muitos outras questões de pesquisa fascinantes “, disse ele.

“Porém, uma coisa não vai mudar: o século 20 ficará como um polegar inchado.  A taxa atual de aquecimento e, muito provavelmente, os níveis de temperatura são excepcionais nos últimos dois mil anos, talvez até mais”, acrescentou.

O Acordo Climático de Paris fez com que os países se comprometessem a tentar limitar o aquecimento global a menos de 2° C e o mais próximo possível de 1,5 ° C. Houve quase 1°C de aquecimento atribuído às atividades humanas até agora.

Você viu?

Ir para o topo