EnglishEspañolPortuguês

UESPI substitui uso animais no ensino por software

14 de julho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Animais são mortos para estudos de área de saúde
Software permitirá acompanhamento de estudantes

O dispositivo que é desenvolvido por uma empresa australiana, a , AdInstruments, chegou ao Laboratório de Fisiologia do CCS e contará com um tutorial de uso para os profissionais de ensino.

O reitor Nouga Cardoso Batista reconheceu o software como uma valiosa aquisição para o centro, que atendeu tanto a uma demanda dos professores do centro como também atualizou os procedimentos de ensino no que se trata do respeito aos direitos animais: “É uma avanço na formação desses futuros profissionais, que garante o zelo no trato aos animais sem perder a qualidade da formação, eu diria até aumentando, considerando que agora as simulações são em seres humanos”.

Outro aspecto a ser destacado é o fato de que uma nova legislação prevê que animais sejam cada vez menos explorados em instituições de ensino para aulas práticas, segundo Antônio Maia, coordenador da Comissão de Ética de Uso de Animais. “Esses simuladores vêm na tentativa de manter e aumentar a qualidade em termos de prática da fisiologia, já que poderemos fazer todo o processo de simulação de fisiologia nos próprios alunos”.

Responsável por ministrar o tutorial do programa, a funcionária da Adinstruments, Gabriele Leite, detalhou como funciona o dispositivo. “O software de ensino funciona como um tutorial de aulas práticas, é um passo a passo que vai guiando o grupo de alunos de uma forma independente. Os alunos vão lendo, fazendo as conexões dos aparelhos e avançando na aula com os registros, análise dos dados de uma forma independente”, explica.

Ainda segundo ela, o dispositivo conta com aulas variadas, que podem ser usadas até por cursos como o de Educação Física, como as aulas de respiração.

Também estavam presentes na entrega o Pró-Reitor da Proplan, Paulo Henrique Pinheiro, e a vice-diretora do CCS, Naiana Pinheiro. “Esse sistema foi adquirido exatamente para atender a algumas normativas sobre aulas práticas envolvendo os animais, então estamos abolindo essas aulas práticas através desse sistema que foi adquirido”.

Você viu?

Ir para o topo