EnglishEspañolPortuguês

Veja cinco ativistas que dedicam suas vidas aos animais marinhos

13 de junho de 2017
4 min. de leitura
A-
A+

Todos os anos, mais de 100 mil baleias, golfinhos, focas e tartarugas são capturados pela “pesca fantasma” – redes de pesca abandonadas, perdidas e descartadas, linhas e armadilhas que podem levar até 600 anos para se decompor.

Chiara Vitali
Foto: Reprodução, World Animal Protection

A cada ano, cerca de 640 mil toneladas de equipamento de pesca são jogadas nos oceanos a cada ano. A grande maioria é feita de plásticos que levam séculos para se degradar. Os animais capturados por esses instrumentos sofrem uma morte prolongada e dolorosa, geralmente de sufocamento ou inanição, que pode se prolongar por vários meses.

Relatórios devastadores mostram que mais de 817 espécies de animais marinhos são afetados por essa prática terrível que dizima cada vez mais vidas. Esses casos mostram a urgência em acabar com a pesca que é responsável por tantas mortes de maneira direta ou indiretamente.

Algumas redes deixadas à deriva nos oceanos são enormes – muito maiores do que campos de futebol. Elas afundam e matam a vida marinha sob a superfície. Conheça mais sobre o trabalho de cinco ativistas empenhadas em salvar animais marinhos.

Elizabeth Hogan

Elizabeth Hogan
Foto: Reprodução, World Animal Protection

A ativista trabalha para a World Animal Protection dos Estados Unidos. Ela é especializada em enredamentos de animais marinhos, na redução de detritos marinhos, além de lutar contra a caça de baleias e o cativeiro de animais selvagens.

Nos últimos cinco anos, Hogan pesquisou o impacto dos instrumentos de pesca abandonados sobre os mamíferos marinhos e trabalhou no estabelecimento de redes e protocolos de resgate para a vida marinha aprisionada.

Ela é autora contribuinte de dois livros sobre responsabilidade social corporativa e mestre em Ciências dos Recursos Naturais Marinhos e Costeiros, além de ter mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade pela Paz, na Costa Rica, e pela American University em Washington, DC.

Elizabeth recentemente viajou para o Alasca em uma missão de resgate e libertação de focas e leões-marinhos enredados ao longo do litoral do Alasca, uma área onde os animais são especialmente vulneráveis a isso.

Ingrid Giskes

Ingrid Giskes
Foto: Reprodução, World Animal Protection

Ingrid Giskes lidera a campanha global de mudança marítima da World Animal Protection. Originalmente da Bélgica, trabalha para a organização há mais de seis anos e agora mora em Sydney, na Austrália.

Em qualquer dia, Ingrid pode falar com os governos na ONU, trabalhar para promover a responsabilidade social corporativa e reunir-se com doadores generosos.

Ela trabalhou em projetos em todo o mundo, mas o destaque foi um projeto na Indonésia realizado no início deste ano. Giskes trabalhou anteriormente para a Anistia Internacional após um período de estudo e trabalhou em Hangzhou, na China. O oceano a inspira todos os dias.

Christina Dixon

Chris Dixon
Foto: Reprodução, World Animal Protection

Christina Dixon mora em Londres (Inglaterra) e é a gerente de Campanhas do grupo. Ela se envolveu em diversos projetos para ajudar a remover instrumentos de pesca dos oceanos.

O trabalho é variado e varia desde a se juntar a uma embarcação de mergulho no País de Gales para acabar com a pesca, escrever uma proposta para um projeto na Escócia para mapear e recuperar equipamentos perdidos e organizar reuniões com empresas, informou o grupo em seu site.

Sua viagem mais inspiradora foi com uma equipe de mergulhadores em Scapa Flow, em Orkney, na Escócia, onde ela passou cinco dias comendo, dormindo e trabalhando em um barco marítimo para resolver o problema da perda de instrumentos coletados nos destroços da WW2 no Scapa Flow. O projeto agora entra em seu terceiro ano e uma quantidade surpreendente de redes foi removida.

Chiara Vitali

Chiara Vitali
Foto: Reprodução, World Animal Protection

A ativista da trabalha no escritório da organização no Reino Unido. Chiara é apaixonada pelos animais desde que iniciou sua primeira petição aos 11 anos contra a indústria de peles na Itália, onde cresceu.

Ela passa muito tempo com pessoas incríveis que se empenham para remover equipamentos de pesca do mar, resgatam animais enredados e impedem que mais instrumentos acabem nos oceanos.

Uma das viagens de campo mais gratificantes de Chiara foi uma visita à costa de Penzance, onde ela ajudou a recuperar uma enorme rede que teria matado muitos animais nos próximos séculos.

Lynn Kavanagh

Lynn Kavanagh
Foto: Reprodução, World Animal Protection

A ativista canadense gerencia a Campanha de Oceanos e Animais Selvagens da World Animal Protection.
Um dos projetos mais emocionantes em que Lynn esteve envolvida foi a campanha da Sea Change para remover uma rede que estava perto de Pender Island.

A rede abandonada estava no mesmo local há muitos anos, onde matou um grande número de animais marinhos. A equipe de Lynn retirou o instrumento mortal de mais de dois mil quilos.

Você viu?

Ir para o topo