EnglishEspañolPortuguês

Países asiáticos são responsáveis pela maior parte da poluição dos oceanos

23 de junho de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Dos 40.760 rios do oceano, apenas 20 são responsáveis por dois terços da poluição do oceano, de acordo com o estudo The Ocean Cleanup, uma fundação holandesa que desenvolve tecnologia para descontaminar as vias navegáveis. A maioria desses rios está localizada na Ásia. No estudo da fundação publicado quarta-feira, eles descobriram que a maioria esmagadora da poluição no oceano veio do rio Yangtze na China.

Poluição de rio
Foto: Getty Images

Isso enfatiza a necessidade de se concentrar nos esforços de monitoramento e mitigação nos países asiáticos que possuem um rápido desenvolvimento econômico e um mau gerenciamento de resíduos, apontou o estudo.

Outros principais responsáveis incluíram o rio Ganges na Índia, o rio Xi, Dong e Zhujiang, na China, e os rios Brantas, Solu, Serayu e Progo na Indonésia. Os pesquisadores alertaram que mais dados são necessários para verificar sua conclusão, informou o International Business Times.

“É crucial que os governos e outras organizações acelerem seus esforços para mitigar as fontes do problema que queremos solucionar. Os resultados deste último estudo podem ajudar com esses esforços”, afirmou o fundador e CEO da The Ocean Cleanup Boyan Slat, em um comunicado à imprensa.

Mais de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos mares todos os anos, de acordo com a rede sem fins lucrativos Plastic Oceans.

O lixo causa a morte de mais de 100 mil animais marinhos e  de um milhão de aves marinhas a cada ano, segundo a ONU.

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, se o consumo do mundo continuar no ritmo atual, o plástico superará os peixes nos oceanos até o ano de 2050.

 

Você viu?

Ir para o topo