EnglishEspañolPortuguês

Obesidade em cães

19 de junho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

A obesidade em cães deve ser tratada como o problema de saúde que é. Não é a questão estética do animal estar acima do peso, mas sim de que ele precisa estar saudável.

Entre os cães brasileiros, 30% e 40% sofrem com a obesidade em cães. A castração é um dos primeiros atos que podem ajudar no sobrepeso (castração não é um vilão para a saúde dos cães, a obesidade é) ao contrário do que pensam, seguida de uma boa educação alimentar a castração não engorda os cachorros. Além dela, a má alimentação e o sedentarismo são coisas que podem ajudar, e muito, no sobrepeso em cães. A obesidade pode causar problemas respiratórios, cardiovasculares, diabetes, dores nas articulações e muitos outros problemas de saúde.

Para saber se o cachorro está obeso, um dos primeiros sinais e o mais fácil de ser notado é se suas costelas não podem ser facilmente localizadas. O um cão saudável só precisa de um pouco de massa, uma cintura visível e sem aquela barriguinha saliente.

Se o seu cãozinho está cerca de 15% acima do peso ideal, ele já é considerado obeso. E muitos tutores passam os próprios maus hábitos para os cães. Se o cachorro come muito e não faz exercícios, as chances dele se tornar um cachorro obeso são grandes. O animal só precisa de uma quantidade de alimento dividida em duas vezes ao dia, e ela tem que ser, em média, na mesma quantidade de calorias que o cão gasta no seu dia-a-dia.

A alimentação em excesso não é a única causadora de obesidade em cães, mas se ela é a causa, o que deve ser feito é: diminuir gradualmente a quantidade de ração que o cão come todos os dias. O animal deve estar comendo cerca da mesma quantidade de calorias que gasta.

Fonte: CachorroGato

Você viu?

Ir para o topo