EnglishEspañolPortuguês

Cientistas estudam efeitos das atividades humanas sobre os sons dos oceanos

20 de junho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Ela também estuda os padrões migratórios e a variação geográfica dos mamíferos marinhos e, em recente participação no Tedx Talk, Stafford discutiu como as mudanças climáticas têm alterado os sons dos oceanos.

Peixes nadam no oceano
Foto: Reprodução, Blog Mcientifica

Usando o Oceano Ártico como um estudo de caso, ela explicou como o impacto humano no clima pode ter consequências desconhecidas para a vida marinha, que dependem dos sons no oceano para sobreviver.

Existem três formas principais de mudança climática e a diminuição do gelo marinho, particularmente no Ártico, está afetando as paisagens sonoras do oceano. Primeiro, trata-se do papel que o gelo marinho desempenha na criação de sons. Quando o gelo cobre o oceano, o ruído ambiente é quase inexistente, quando as temperaturas são mais altas e o gelo começa a derreter e se mover, isso também produz ruídos.

Os seres humanos contam com mais com a visão entre todos os sentidos, mas os mamíferos subaquáticos dependem do som, pois a visibilidade debaixo d’água é fraca e o som viaja melhor pela água e, assim, pode ser ouvido em grandes distâncias.

É importante para os mamíferos, que precisam subir à superfície para respirar, saberem onde existe gelo na superfície. Eles utilizam sons para se comunicarem uns com os outros e perceber mudanças em seu ambiente, com o uso de ecos, informou o Nature World News.

Os humanos afetam diretamente a paisagem sonora do Oceano Ártico por cada vez mais atividades relacionadas ao transporte. Devido à diminuição considerável do gelo marinho sazonal, o Ártico é navegável para embarcações.

Isso não apenas diminui o gelo marinho e reduz o habitat da vida selvagem e causa erosões, como também permite que os humanos usem navios maiores com mais regularidade, o que cria ruídos altos na água. Isso pode interferir nas comunicações entre as baleias e ser angustiante para suas orelhas sensíveis.

Devido a águas mais quentes e à redução do gelo marinho, Stafford e outros cientistas têm observado a migração de outras espécies de baleias e mamíferos para o norte.

Ainda há muitas questões não respondidas sobre o impacto das mudanças climáticas ocasionadas pela humanidade no cenário sonoro dos oceanos do mundo, mas claramente existem mais ruídos. Estudar sons subaquáticos é mais uma perspectiva sobre a sensibilidade da vida marinha e a relação da humanidade com os oceanos.

Você viu?

Ir para o topo