EnglishEspañolPortuguês

DSTs em animais

26 de junho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Uma doença, em particular, é mais comum em cães que vivem no meio urbano: o Tumor de Stickers, ou Tumor Venéreo Transmissível (TVT), que é causado por um vírus, cuja propagação ocorre pelo contato direto de um animal contaminado com um animal sadio, principalmente por meio do contato sexual. Após a interação inicial, forma-se um tumor no órgão genital do animal macho ou fêmea. Como os cães possuem o hábito característico de cheirarem uns aos outros, esse também se torna uma via de infecção pelo vírus que pode se instalar também no focinho e boca do animal.

Divulgação

Os principais sintomas são nódulos avermelhados e pequenos tumores que se assemelham ao aspecto de uma couve-flor, além de secreção com sangue saindo pela vagina ou pênis do animal. Em casos mais avançados, o animal se mostra apático, para de comer e urinar. O tratamento é complexo, necessitando de quimioterapia e até mesmo cirurgia, e, por isso, a prevenção é sempre a melhor alternativa para garantir a saúde e o bem estar do animal, lembrando sempre que os animais podem estar infectados e transmitindo a doença, mas sem apresentar os sintomas.

Outra DST que pode acometer cães e gatos é a Brucelose, causada pela bactéria Brucella sp e disseminada das fêmeas para os machos, durante o coito, e para seus filhotes, no momento do nascimento. Os machos caninos e felinos podem disseminar a Brucelose pelo sêmen e pela urina, e também pode infectar seres humanos que tenham contato com material infectado, o que pode incluir até mesmo fetos abortados de fêmeas doentes. O tratamento da Brucelose se baseia na castração do animal diagnosticado. Porém, ainda assim, é possível que o animal continue transmitindo essa enfermidade. Os sintomas são: abortos entre o sétimo e oitavo mês de gestação, nascimento de filhotes fracos ou prematuros, retenção de placenta, artrites e febre constante. Nos machos, ocorre inflamação dos testículos, deixando-os estéreis para o resto da vida.

Fonte: Petlove

 

Você viu?

Ir para o topo