Moradores denunciam descaso com pônei presa em canteiro de via em SP


Uma pônei fêmea, chamada de Estrela, sensibilizou os moradores do bairro Náutica 3, em São Vicente, São Paulo, após ser forçada a ficar dia e noite enfrentando o clima, sem abrigo, em um canteiro em uma avenida da cidade.

Após pressão da mídia local, a Polícia Ambiental e fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente irão averiguar a denúncia sobre o caso nesta quarta-feira (21), para verificar se o animal está sendo vítima de maus-tratos.

Pônei Estrela aparece aparece em árvore em canteiro no meio de via
Pônei fica embaixo de sol e chuva, sem alimentação adequada (Foto: Alberto Marques/ AT)

“O animal fica o tempo todo exposto. No verão, não tem nem sombra para ela se abrigar e são os moradores do entorno que se mobilizam para dar água e, até mesmo, molhá-la para que se refresque”, conta uma moradora, que preferiu não ser identificada.

Já outra moradora denuncia que apesar dos esforços da comunidade, o tutor não garante o bem-estar da pônei. “A gente passa, seja de manhã, de tarde ou de madrugada, e ela continua ali, largada, sem ninguém cuidar dela. A única coisa que aquele que se diz tutor faz é mudá-la de árvore com frequência”, relata.

Antonio Nunes é um morador que se diz um dos tutores do animal. “Ela está aqui há mais de um ano. Um parente meu foi para o nterior e o filho pequeno se encantou. Ele comprou para levá-la a um sítio em Pedro de Toledo, mas acabou deixando ela aqui”, explica.

Ele garante que Estrela está muito bem cuidada e que as denúncias dos moradores não condizem com a verdade. Ao ser questionado sobre o fato do animal ficar preso no canteiro em uma avenida sem qualquer tipo de proteção e alimentação adequada, ele afirmou que “no habitat natural, o animal fica assim”.

 

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRIME AMBIENTAL

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>