EnglishEspañolPortuguês

Branqueamento em massa de corais acaba, mas danos permanecem

22 de junho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Recifes de corais
Foto: AP/Caleb Jones

Cerca de três quartos dos delicados recifes de coral do mundo foram prejudicados ou mortos pela água aquecida, no que os cientistas descrevem como a maior catástrofe de corais.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica anunciou um evento de branqueamento global em maio de 2014. Ele foi mais grave do que os eventos globais de branqueamento anteriores em 1998 e 2010.

Os dados não parecem ter alcançado o Oceano Índico, então o evento perdeu seu alcance global. O branqueamento ainda será ruim no Caribe e no Pacífico, mas será menos grave do que nos últimos anos, disse o coordenador de observação dos recifes de corais do NOAA, C. Mark Eakin.

Locais como a Grande Barreira de Corais da Austrália, o noroeste do Havaí, Guam e partes do Caribe foram atingidos pela destruição, informou o Phys.

A cientista de recifes de corais da Universidade de Victoria, na Colúmbia Britânica, Julia Baum planeja viajar para a Ilha de Natal no Pacífico, onde os recifes têm se assemelhado a cidades fantasmas nos últimos anos.

“Esta é uma boa notícia. Estamos totalmente concentrados em sair da carnificina do El Nino de 2015-2016”, afirmou.

Enquanto as condições estão melhorando, é muito cedo para comemorar, disse ela, acrescentando que os recifes são incapazes de sobreviver em boas condições.

Eakin explicou que os corais têm dificuldade em sobreviver ao aquecimento das águas gerado pelas mudanças climáticas causadas pela humanidade. O aquecimento extra da água de um El Nino natural agrava ainda mais as condições dos corais.

Cerca de um bilhão de pessoas utilizam recifes de corais para pescar ou turismo. Os cientistas alertam que eles são um dos primeiros e mais importantes indicadores do aquecimento global.

“Não vejo como eles podem aguentar mais um golpe neste momento. Eles precisam de um prorrogamento”, declarou Baum.

Você viu?

Ir para o topo