Wineleather: conheça a versão vegana e inovadora do couro à base de vinho


Wineleather é feito da sobra do vinho
Itália tem 7 bilhões de quilos de bagaço de uva descartados todos os anos

O chamado Wineleather, é feito a partir do que sobra da produção de vinho. A Itália, maior produtor de vinho no mundo tem um saldo de cerca de 7 bilhões de quilos de bagaço de uva descartados todos os anos.

Com essa mesma quantidade de lixo orgânico, o designer conseguiria produzir três milhões de metros do couro de vinho que, além de tudo, tem uma coloração bastante atraente e diferenciada.

A criação foi tão inovadora que ganhou o prêmio de vencedora no Global Change Award 2017, o que deu mais visibilidade ao produto. “Esse é um prêmio importante que nos impulsiona para o mundo da moda com grande força. Para mim, é uma grande satisfação ter criado um novo material Made in Italy representando duas grandes excelências italianas: moda e vinho”.

As pesquisas para a produção do material ecológico à base do bagaço da uva começaram em 2014, com a intenção de atender à demanda de produtos que não sejam feitos com crueldade animal. Após descobrir que as sobras da produção do vinho tinham fibras que poderiam criar um material parecido com o couro, a versão sintética começou a ser produzida.

O processo de fabricação do couro de vinho consiste na desidratação do bagaço da uva e na adição de óleos até que o material possa passar por um processo que o deixe na textura adequada para uso. O produto desenvolvido pelo italiano faz parte da marca Vegea, que também pensa em usar o material para revestir móveis e estofados.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL

DOÇURA

AÇÃO HUMANA

JAPÃO

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO SONORA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>