Japão inicia temporada de caça às baleias no Mar do Pacífico

15/06/2017


Segundo o Governo do Japão, três navios deixaram o porto para uma missão que durará ao menos três meses, com o intuito de sequestrar 43 baleias minke e 134 baleias sei.

O início da caça às baleias que ocorre anualmente nas margens ao Norte do Pacífico, deu início à prática cruel que tem como objetivo raptar 47 baleias minke até o fim de julho.

A prática contradiz o fato do Japão ser um país signatário da Comissão Baleeira Internacional sobre a caça desses animais. Todavia, o governo utiliza uma falha nos termos de proibição, que não proíbe a pesquisa científica letal das baleias.

O governo permanece tentando provar à comunidade internacional que existe uma população suficiente de baleias que suportem a caça comercial. Contudo, ele sofre constantemente com a pressão externa para dar fim à prática cruel, se tornando, inclusive, um problema diplomático do país.

Baleias minke nadando
Baleias minke na costa da Austrália (Foto: Arquivo / AFP)

E as discussões sobre a necessidade de caçar esses animais é inflamada também pelo fato do consumo interno de carne de baleia ter diminuído consideravelmente nos últimos anos.

Em 2014, parecia que o Japão não teria como continuar com seus crimes ambientais, quando o Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas ordenou que a capital, Tóquio, acabasse de vez com suas caçadas baleeiras, utilizando o argumento de que o projeto não atendia aos padrões científicos convencionais.

Após isso, o Japão cancelou as práticas 2014-2015, mas no ano seguinte já retomou a prática, afirmam que seu novo intuito é puramente científico.

A caçada nas águas antárticas tem gerado diversos conflitos em alto mar entre baleeiros japoneses e ativistas dos direitos animais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>