Após ter queimaduras de sol, golfinho surpreende pesquisadores com recuperação


Quando foi encontrado encalhada nas areias da praia de Cromarty Firth, na Escócia, em julho de 2016, o golfinho fêmea, de cerca de cinco anos, apresentava diversos ferimentos de queimaduras e um quadro grave de desidratação. A equipe de resgate acredita que ele tenha permanecido por um dia encalhado antes de ser salvo, e durante este tempo, o sol teria queimado o corpo do animal.

Golfinho na água com feridas brancas no dorso
Golfinho fêmea está se recuperando de feridas com a água do mar (Foto: Reprodução / Universidade de Aberdeen)

Mas, surpreendentemente, a sua recuperação aconteceu. Os pesquisadores da Universidade de Aberdeen vêm documentando com fotografias, a recuperação do golfinho no último ano para medir o progresso. Spirtle vive, agora, com outros 200 de sua espécie em uma zona de preservação da espécie em Moray Firth, no mar localizado entre as fronteiras da Dinamarca e do Reino Unido.

“Nós estamos todos surpresos com o processo de cura. A ferida já está quase totalmente tratada. Ela tem se comportado como qualquer outro golfinho de cinco anos de idade. A esperança é de que tenhamos mais notícias boas sobre Spirtle nos próximos anos”, afirma a pesquisadora Barbara Cheney, ao site Mashable.

A recuperação de Spirtle tem surpreendido a todos, até mesmo no inverno, época que causava preocupação aos pesquisadores. Contudo, o animal aparenta se manter longe dos outros de sua espécie, o que os estudiosos atribuem ao medo de contato físico.

Spirtle é um golfinho-roaz, também conhecido como golfinho-nariz-de-garrafa. Esta é a espécie mais comum do mundo, podendo ser encontrada em quase todos os oceanos, com exceção das águas polares.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRIME AMBIENTAL

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>